Que tipo de pergunta e experimento com NIRS fNIRs pode ser elaborado para melhor entendermos os efeitos das transformações digitais?
25/08/2023 at 12:08:56
Author: Jackson Cionek
25/08/2023 at 12:08:56
Author: Jackson Cionek
Que tipo de pergunta e experimento com NIRS fNIRs pode ser elaborado para melhor entendermos os efeitos das transformações digitais?
Para entender melhor os efeitos das transformações digitais usando a tecnologia de NIRS (Near-Infrared Spectroscopy) ou fNIRS (functional Near-Infrared Spectroscopy), você pode elaborar perguntas e experimentos que explorem aspectos cognitivos, emocionais e neurais relacionados ao uso de dispositivos digitais. Aqui estão alguns exemplos:
Pergunta de Pesquisa: Como as transformações digitais afetam a atenção e a atividade cerebral em crianças durante a interação com dispositivos eletrônicos?
Experimento:
Participantes: Recrute um grupo de crianças de diferentes faixas etárias.
Procedimento: Peça às crianças para realizar tarefas que envolvam interação com dispositivos digitais, como jogos ou aplicativos educacionais.
NIRS fNIRS Medição: Utilize sensores de fNIRS para monitorar as mudanças nos níveis de oxigenação do sangue na região cerebral associada à atenção e ao processamento cognitivo.
Variáveis: Registre os dados de ativação cerebral enquanto as crianças estão engajadas nas tarefas digitais.
Controle: Realize um grupo de controle no qual as crianças se engajam em atividades não digitais, como quebra-cabeças de papel.
Análise de Dados: Compare as mudanças nos níveis de oxigenação cerebral entre os grupos experimental e de controle. Analise os padrões de ativação cerebral em resposta às atividades digitais.
Pergunta de Pesquisa: Como as transformações digitais afetam a interação social e a ativação cerebral durante o uso de mídias sociais?
Experimento:
Participantes: Recrute adolescentes que usem regularmente mídias sociais.
Procedimento: Peça aos participantes para realizar tarefas que envolvam interação com mídias sociais, como enviar mensagens, postar conteúdo ou interagir em plataformas online.
NIRS fNIRS Medição: Use sensores de fNIRS para medir a atividade cerebral durante a interação com as mídias sociais.
Variáveis: Registre os dados de ativação cerebral durante as diferentes interações sociais online.
Controle: Realize uma tarefa de interação social face a face como grupo de controle.
Análise de Dados: Compare os padrões de ativação cerebral entre as interações sociais online e offline. Analise se há diferenças na atividade cerebral relacionadas ao tipo de interação.
Esses são apenas exemplos iniciais de perguntas de pesquisa e experimentos que poderiam ser realizados usando a tecnologia fNIRS para investigar os efeitos das transformações digitais. É importante projetar os experimentos com cuidado, considerando fatores como grupo etário, variáveis de controle e análise estatística apropriada para obter resultados significativos e confiáveis.
Como as transformações digitais estão influenciando as competências humanas da primeira infância?
As transformações digitais têm tido um impacto significativo nas competências humanas desde a primeira infância. A crescente presença de tecnologia digital em nossas vidas está moldando a forma como as crianças aprendem, se comunicam e interagem com o mundo ao seu redor. Aqui estão algumas maneiras pelas quais as transformações digitais estão influenciando as competências humanas na primeira infância:
Acesso à Informação e Aprendizado: As crianças agora têm acesso a uma quantidade sem precedentes de informações através de dispositivos digitais. Isso pode estimular o aprendizado e a curiosidade desde cedo. Plataformas educacionais, aplicativos e jogos interativos podem ajudar as crianças a desenvolver habilidades cognitivas, linguísticas e matemáticas de maneira divertida e envolvente.
Habilidades Cognitivas e de Resolução de Problemas: Jogos digitais e aplicativos podem promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, resolução de problemas e tomada de decisões. Muitos jogos exigem que as crianças usem estratégias para superar desafios, o que pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes.
Habilidades Sociais e Emocionais: Embora a interação digital possa ser mais limitada em termos de contato humano direto, as crianças também podem aprender a se comunicar e colaborar de forma digital. Jogos e ambientes online podem ajudar as crianças a desenvolver habilidades sociais, como trabalhar em equipe, compartilhar e resolver conflitos de maneira virtual.
Alfabetização Digital: As crianças estão sendo expostas à tecnologia digital desde cedo, o que as ajuda a desenvolver a alfabetização digital. Isso inclui a compreensão de como usar dispositivos, navegar na internet, avaliar informações online e manter a segurança digital.
Criatividade e Expressão: As crianças podem usar aplicativos de criação, como pintura digital e edição de fotos, para expressar sua criatividade. A tecnologia digital oferece novas maneiras de criar e compartilhar arte, música e histórias.
Desafios da Gestão do Tempo: A exposição excessiva à tecnologia digital também pode apresentar desafios na gestão do tempo. Equilibrar o tempo gasto em dispositivos com atividades ao ar livre, interações sociais face a face e outras formas de aprendizado é importante para o desenvolvimento saudável.
Desafios à Atenção e Concentração: A rápida mudança de estímulos e a natureza altamente estimulante dos dispositivos digitais podem afetar a capacidade das crianças de se concentrarem em tarefas por períodos mais longos. Isso pode ter implicações no desenvolvimento da atenção e da paciência.
Em resumo, as transformações digitais estão trazendo oportunidades e desafios para o desenvolvimento de competências humanas na primeira infância. A abordagem ideal é proporcionar um equilíbrio saudável entre a exposição à tecnologia digital e outras atividades importantes para o crescimento e o desenvolvimento infantil.
Historia del Arte y Estética en la visión de la NeuroSemiotica, Digital transformation, Human Political Social Competence for Educação Infantil - NIRS-fNIRS Explore the integration of combined fNIRS-EEG
Political Social Competence
Liberdade (de Ir e Vir, Negar ordens, e Ser o que o Estado permiter Ser)
Estado (Estado de Bem Estar pessoal e coletivo - Busca do bem estar dentro das tensões corporais e sociais necessárias)
Executiva (Ing - Pensar, Fazer, Aprender, Lembrar, Comer, etc..)
Jurídica (Avaliacão do certo e errado pessoal e comunitário)
Legislativa (Pensamento Abstrato, conhecimento de Línguas estrangeiras)
Democrática (Dividir, compartilhar, ceder, receber, avançar...)
Laica (Desenvolver a própria Subjetividade religiosa e saber sentir as outras)
Sentiência (Conhecer e gerenciar sentimentos e emoções pessoais e projetados )
De Direito (Regras, Constituição, Fatos, Fakes e Confiança)
Humanking (Ser humano é bom por natureza se necessidades básicas como alimentação, abrigo, segurança e afeto forem atendidas)
Fruición (se refiere al disfrute pleno y satisfactorio de algo deseado, ya sea en términos personales, emocionales o culturales )
Metacognition (Innocence, ingenuidade, controle atencional)
Consciência (Ativa, Reativa e Passiva - Objetiva e Subjetiva)
Poder Moderador ou Quarto Poder - Tempo e Dinheiro (Valor da crença, percepção, afazeres e tempo de atenção dedicado)