Blog

Que tipo de pergunta e experimento com NIRS fNIRs pode ser elaborado para melhor entendermos os efeitos das transformações digitais?

Que tipo de pergunta e experimento com NIRS fNIRs pode ser elaborado para melhor entendermos os efeitos das transformações digitais?

Scientific question and experimental design with NIRS fNIRs to better understand the effects of digital transformations
Scientific question and experimental design with NIRS fNIRs to better understand the effects of digital transformations

 
Para entender melhor os efeitos das transformações digitais usando a tecnologia de NIRS (Near-Infrared Spectroscopy) ou fNIRS (functional Near-Infrared Spectroscopy), você pode elaborar perguntas e experimentos que explorem aspectos cognitivos, emocionais e neurais relacionados ao uso de dispositivos digitais. Aqui estão alguns exemplos:


Pergunta de Pesquisa: Como as transformações digitais afetam a atenção e a atividade cerebral em crianças durante a interação com dispositivos eletrônicos?


Experimento:


Participantes: Recrute um grupo de crianças de diferentes faixas etárias.

Procedimento: Peça às crianças para realizar tarefas que envolvam interação com dispositivos digitais, como jogos ou aplicativos educacionais.

NIRS fNIRS Medição: Utilize sensores de fNIRS para monitorar as mudanças nos níveis de oxigenação do sangue na região cerebral associada à atenção e ao processamento cognitivo.

Variáveis: Registre os dados de ativação cerebral enquanto as crianças estão engajadas nas tarefas digitais.

Controle: Realize um grupo de controle no qual as crianças se engajam em atividades não digitais, como quebra-cabeças de papel.

Análise de Dados: Compare as mudanças nos níveis de oxigenação cerebral entre os grupos experimental e de controle. Analise os padrões de ativação cerebral em resposta às atividades digitais.

Pergunta de Pesquisa: Como as transformações digitais afetam a interação social e a ativação cerebral durante o uso de mídias sociais?


Experimento:


Participantes: Recrute adolescentes que usem regularmente mídias sociais.

Procedimento: Peça aos participantes para realizar tarefas que envolvam interação com mídias sociais, como enviar mensagens, postar conteúdo ou interagir em plataformas online.

NIRS fNIRS Medição: Use sensores de fNIRS para medir a atividade cerebral durante a interação com as mídias sociais.

Variáveis: Registre os dados de ativação cerebral durante as diferentes interações sociais online.

Controle: Realize uma tarefa de interação social face a face como grupo de controle.

Análise de Dados: Compare os padrões de ativação cerebral entre as interações sociais online e offline. Analise se há diferenças na atividade cerebral relacionadas ao tipo de interação.

Esses são apenas exemplos iniciais de perguntas de pesquisa e experimentos que poderiam ser realizados usando a tecnologia fNIRS para investigar os efeitos das transformações digitais. É importante projetar os experimentos com cuidado, considerando fatores como grupo etário, variáveis de controle e análise estatística apropriada para obter resultados significativos e confiáveis.



Como as transformações digitais estão influenciando as competências humanas da primeira infância?


As transformações digitais têm tido um impacto significativo nas competências humanas desde a primeira infância. A crescente presença de tecnologia digital em nossas vidas está moldando a forma como as crianças aprendem, se comunicam e interagem com o mundo ao seu redor. Aqui estão algumas maneiras pelas quais as transformações digitais estão influenciando as competências humanas na primeira infância:


Acesso à Informação e Aprendizado: As crianças agora têm acesso a uma quantidade sem precedentes de informações através de dispositivos digitais. Isso pode estimular o aprendizado e a curiosidade desde cedo. Plataformas educacionais, aplicativos e jogos interativos podem ajudar as crianças a desenvolver habilidades cognitivas, linguísticas e matemáticas de maneira divertida e envolvente.


Habilidades Cognitivas e de Resolução de Problemas: Jogos digitais e aplicativos podem promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, resolução de problemas e tomada de decisões. Muitos jogos exigem que as crianças usem estratégias para superar desafios, o que pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes.


Habilidades Sociais e Emocionais: Embora a interação digital possa ser mais limitada em termos de contato humano direto, as crianças também podem aprender a se comunicar e colaborar de forma digital. Jogos e ambientes online podem ajudar as crianças a desenvolver habilidades sociais, como trabalhar em equipe, compartilhar e resolver conflitos de maneira virtual.


Alfabetização Digital: As crianças estão sendo expostas à tecnologia digital desde cedo, o que as ajuda a desenvolver a alfabetização digital. Isso inclui a compreensão de como usar dispositivos, navegar na internet, avaliar informações online e manter a segurança digital.


Criatividade e Expressão: As crianças podem usar aplicativos de criação, como pintura digital e edição de fotos, para expressar sua criatividade. A tecnologia digital oferece novas maneiras de criar e compartilhar arte, música e histórias.


Desafios da Gestão do Tempo: A exposição excessiva à tecnologia digital também pode apresentar desafios na gestão do tempo. Equilibrar o tempo gasto em dispositivos com atividades ao ar livre, interações sociais face a face e outras formas de aprendizado é importante para o desenvolvimento saudável.


Desafios à Atenção e Concentração: A rápida mudança de estímulos e a natureza altamente estimulante dos dispositivos digitais podem afetar a capacidade das crianças de se concentrarem em tarefas por períodos mais longos. Isso pode ter implicações no desenvolvimento da atenção e da paciência.


Em resumo, as transformações digitais estão trazendo oportunidades e desafios para o desenvolvimento de competências humanas na primeira infância. A abordagem ideal é proporcionar um equilíbrio saudável entre a exposição à tecnologia digital e outras atividades importantes para o crescimento e o desenvolvimento infantil.


Historia del Arte y Estética en la visión de la NeuroSemiotica, Digital transformation,  Human Political Social Competence for Educação Infantil - NIRS-fNIRS Explore the integration of combined fNIRS-EEG


Political Social Competence


Liberdade (de Ir e Vir, Negar ordens, e Ser o que o Estado permiter Ser)

Estado (Estado de Bem Estar pessoal e coletivo - Busca do bem estar dentro das tensões corporais e sociais necessárias) 

Executiva (Ing - Pensar, Fazer, Aprender, Lembrar, Comer, etc..) 

Jurídica (Avaliacão do certo e errado pessoal e comunitário) 

Legislativa (Pensamento Abstrato, conhecimento de Línguas estrangeiras) 

Democrática (Dividir, compartilhar, ceder, receber, avançar...) 

Laica (Desenvolver a própria Subjetividade religiosa e saber sentir as outras) 

Sentiência (Conhecer e gerenciar sentimentos e emoções pessoais e projetados ) 

De Direito (Regras, Constituição, Fatos, Fakes e Confiança) 

Humanking (Ser humano é bom por natureza se necessidades básicas como alimentação, abrigo, segurança e afeto forem atendidas) 

Fruición (se refiere al disfrute pleno y satisfactorio de algo deseado, ya sea en términos personales, emocionales o culturales ) 

Metacognition (Innocence, ingenuidade, controle atencional) 

Consciência (Ativa, Reativa e Passiva - Objetiva e Subjetiva) 

Poder Moderador ou Quarto Poder - Tempo e Dinheiro (Valor da crença, percepção, afazeres e tempo de atenção dedicado) 

 


Jackson Cionek










AREAS OF INTEREST