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Além da Religião, da Misticidade e da Espiritualidade, a perspectiva da Neurociência em evidência.

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A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil

 

- Nicolau Copérnico



Questionamento aos ateus: Já se perguntaram, ou pensaram na possibilidade que o surgimento das religiões não fosse um mero devaneio ou delírio humano e sim algo inerente dos seres vivos, algo com alguma finalidade na evolução e na geração de uma mente (humana) inteligente ?


Questionamento aos religiosos: E se outras religiões e cultos pudessem te trazer mais respostas ? Ou despertares do sentir e ser ? Se permitiria expandir sua consciência ?


Religião e Ciência. Duas grandezas que ao longo da história da humanidade na perspectiva do mundo ocidental sofreram uma com a outra. A ciência negligenciada, endemonizada e perseguida e a religião reduzida, subestimada e ignorada.




(image credit: https://www.reasonablefaith.org/media/reasonable-faith-podcast/sam-harris-and-jerry-coyne-science-vs.-religion-part-2/ )


A ciência baseada no pragmatismo se distanciou das religiões para que pudesse encontrar suas próprias verdades baseadas no método científico. Por muito tempo esses dois universos se mantiveram distanciados e qualquer tentativa de juntá-las beirava a pseudociência ou charlatanismo.


No entanto, desde que o tabu sobre pesquisas na neurociência de drogas psicodélicas vem sendo quebrado, uma nova janela se abre para o estudo das religiões e cultos (dos quais alguns são associados com essas drogas [1-2]).


Esta janela vem por meio da neurociência e será até tópico de uma revista científica importante: Neuroscience, Selflessness, and Spiritual Experience


Mas o que a neurociência tem tanto para a nos contar sobre isso ?

 

Primeiramente, qualquer evento religioso, místico ou espiritual é possível ser detectado no cérebro e aparentemente são fenômenos que só emergem em determinada circunstâncias. A relação de ativação cerebral é bem complexa, multifatorial, ou seja, várias regiões do cérebro são ativadas para poder produzir essas experiências e são diferenciadas, algumas sensações só existem no cristianismo, outras no hinduísmo ou budismo, ou no mulçumano e assim por diante [3].  Apenas para exemplificar, na imagem abaixo temos um exemplo de experiência mística conhecida como “Carmelite nuns”, na qual é caracterizada pelos cristão como um sentido de estar conectado / unido com Deus na qual provoca no indivíduo a percepção de intemporalidade ( “timelessness”), percepção de ausência do espaço (“spacelessness”), união com o universo e a humanidade, geração de sentimentos de afeto positivo, paz, alegria e amor incondicional[4].


Imagem extraída de [4]. Os pontos amarelos são as ativações no cérebro sobre o efeito do fenômeno Carmelite nuns.


Como a riqueza de experiências místicas são muitas, para facilitar, vamos fazer algumas divisões propostas pelos cientistas [5] e pesquisas anteriores citadas por eles.


Toda experiência é encaixada em duas grandezas, na qual são nomeadas de espiritual ou religiosa. De maneira simplificada, toda experiência espiritual é mais atrelada ao sentir, ao afetivo enquanto toda experiência religiosa é atrelada ao agir, a mudanças comportamentais ou cognitivas e crenças.






Isso pode parecer esquisito a primeira vista, mas é muito útil conforme se aprofunda no assunto. Por exemplo, a empatia pode se manifestar afetivamente ou cognitivamente. Uma maneira fácil de entender a diferenças delas é se conceptualizar da frase “ Eu inteligivelmente entendo sua situação” para caso da empatia cognitiva e para empatia afetiva, “ Eu sinto sua dor emocional”.

Fazendo o gancho na empatia, começamos a identificar atributos interessantes que as religiões empoderam as pessoas. Pessoas religiosas/espirituais/místicas desenvolvem melhor a empatia e disposição de se conectar com os outros[5].






Essa abertura nos da espaço para pensar que algumas  experiências podem ser muito benéficas para ser entendidas e reproduzidas uma vez que possa se traduzir em maior saúde e capacidade mental.

Timeless - Pintura Abstrata, pintada por Ismeta Gruenwald.


Por exemplo, imagine que a experimentação da percepção de intemporalidade ( “timelessness”) e da ausência do espaço (“spacelessness”) na experiência Carmelite nuns ajude as pessoas a aprenderem conceitos modernos e complexos da física onde a abstração do não existir o tempo ou o espaço seja essencial para entender as hipóteses ou teorias. Será que isso as ajudaria a aprender e a produzir melhor nesses campos onde a consciência acerca do universo precisa estar expandida (transcendida) ?

 

Um dos gênios da matématica, foi um indiano religioso que sofreu muito para suas teorias serem entendidas até conseguir a aprender transmitir suas ideias matemáticas (sentidas religiosamente) através das linguagens científicas e metodológicas. Sua história inclusive se tornou um filme: O homem que viu o infinito.

Imagem retrática de Ramanujan, o matemático.


Perdido no temor da beleza ao meu redor, devo ter entrado num estado de consciência elevada ... Pareceu-me, como se eu tivesse lutado depois para tentar recordar da experiência, que eu estava totalmente ausente: eu e os chimpanzés, a terra e as árvores e o ar parecia fundir-se, unir-se ao poder do espírito da própria vida ... Nunca estivera tão intensamente consciente da forma, da cor das folhas individuais, dos padrões variados das veias que tornavam cada uma delas única. Foi quase avassalador.


- Jane Goodall, Motivo da Esperança


Legal né !  Quais outras experiências já temos conhecimento na neurociência ?

“Selflessness” :  É uma experiência espiritual de transcendência do ser.  É caracterizada em última instância pela perda do sentido do self ( do eu ), existência do vazio e conexão com a crença divina ou aspectos divinos como a natureza, o universo. Neste caso a citação acima da Jane Goodall caracteriza o selflessness [6].


Exemplos abaixo retirados de [7]:


“Connectedness” : Uma experiência espiritual de se conectar com facilidade com alguma coisa ou pessoa e assumir sua forma ou aproximação como uma ligação familiar, emocional ou do ser.


“ Experiência espiritual diária” : Sensação de um poder maior agindo no cotidiano (exemplos: “ Eu sinto o amor de um poder maior para mim diretamente ou através dos outros”, “Eu sinto a presença de um poder maior” ou “ Eu sinto um poder maior quando ajo sobre toda minha espiritualidade/ser no meu dia a dia”).


“Significado” : Sensação religiosa de significado na vida (exemplos:  “Eu tenho uma sensação de missão na minha vida” ou “Os eventos em minha vida se desvendam de acordo com um plano divino”). Está sensação é muito interessante porque até mesmo instituições se empoderam dela para colocar propósito no trabalho de seus empregados, o que combina muito com a próxima experiência religiosa abaixo.


“Valores/Crenças”: Experiência religiosa de dar valor ou levantar uma crença (exemplo: “Eu sinto uma profunda responsabilidade de reduzir a dor e o sofrimento do mundo”). É claro que qualquer aspecto mental pode ser usado para o bem como o caso acima, mas pode ser utilizado para mal, algo como: “ A terra plana, sabemos que isso foi subestimado porque os illuminati ou grupos poderosos não querem nos dizer a verdade sobre o universo”.  Tomar consciência destes processos é importante para que direcione atenção de maneira mais inteligente ou pense mais sobre o que manipula seus pensamentos e consequentemente suas ações.


“Forgiveness”: Sensação religiosa de perdoar a si e aos outros com mais facilidade.


“Lidar Religioso ou Espiritual” :  Experiência religiosa ou espiritual de estratégias de lidar ( exemplos: “ Eu trabalho junto com um poder maior como parceiros”, “ Eu procuro esse poder maior e eu extraio força, suporte, guia e equilíbrio”).



“Misticismo”: Sensação de relação ao divino/natureza ou  graus de motivação por percepção extra-sensorial.


“Identificação transpessoal”:  Sentimento profundo e emocional de afeiçoamento por tudo (animado ou inanimado) no universo (exemplos: “ Eu geralmente sinto uma forte conexão espiritual e emocional com todas as pessoas em volta de mim”, “ Eu sinto conectado com a natureza e todas suas partes parecem se tornar parte de um organismo vivo”).


“Self-Forgetfulness”: Habilidade de se tornar absorvido, concentrado ou perca do senso temporal (exemplo: “ Eu geralmente me torno tão fascinado com o que eu estou fazendo que eu me perco no momento, como se eu me deslocasse do tempo”).


Podemos ainda citar para não extender mais pela referência [8] Neuroticism, Extraversion, Openness( aberto a novas experiências, imaginações, ideias e valores), Agreeableness (Confiança, altruísmo, ternura e etc), Mindfulness e Conscientiousness.


Uma coisa importante é que alguns fatores de medições/experiências espirituais e religiosas se assemelham muito com construções/religificações de aspectos (como emocionais)  pessoais que naturalmente já existem e podem ser expandidos ou despertados.


Alguns estudos mostram que fenômenos espirituais e religiosos são vinculados altamente com o sistema límbico/sexual e o pensamento crítico (pré-frontal). Diante disso existem algumas hipóteses de que a religião ampliou os sentidos humanos de empatia e redirecionou o prazer sexual para o religioso/espiritual a ponto de ser evolutivamente positivo para a sobrevivência. Especula-se na literatura que o alto senso de empatia facilitou a formação de grupos humanos mais organizados que por sua vez se sobressaíram na seleção natural de sociedades [9-10].


Concluindo…


O estudo da neurociência sobre esses aspectos são bem recentes, cerca de duas décadas e meia e ainda muitas coisas irão ser esclarecidas ou descobertas.


O campo é interessante para que novas formas de desenvolvimento psicológico, saúde mental e expansão / transcedência da consciência em primeira pessoa sejam desenvolvidos e ampliados.


A chave para o crescimento é a introdução de dimensões superiores da consciência em nossa sabedoria.


- Lao Tzu



Referências:


[1] Ayahuasca: what mental health professionals need to know, Rafael Guimarães dos Santos et al., Arch. Clin. Psychiatry (São Paulo) vol.44 no.4 São Paulo July/Aug; 2017.


[2] Antidepressant effects of a single dose of ayahuasca in patients with recurrent depression: A preliminary report. Osório Fde, L., Sanches, R. F., Macedo, L. R., Santos, R. G., Maia-de-Oliveira, J. P., Wichert-Ana, L., … , Hallak, J. E. ; 2015.


[3] Selflessness as a universal neuropsychological foundation of spiritual transcendence: validation with Christian, Hindu, and Muslim traditions; Brick Johnstone et al; Mental Health, Religion & Culture; 2017.


[4]Neural correlates of a mystical experience in Carmelite nuns; Mario Beauregard, Vincent Paquette;  Neuroscience Letters; Volume 405, Issue 3; 2006.


[5] Affect as a foundational psychological process for spirituality and empathy; Brick Johnstone et al; Mental Health, Religion & Culture; 2018.


[6] Selflessness as a universal neuropsychological foundation of spiritual transcendence: validation with Christian, Hindu, and Muslim traditions; Mental Health Religion & Culture; 2017.


[7] Convergent/Divergent Validity of the Brief Multidimensional Measure of Religiouness/Spirituality: Empirical Support for Emotional Connectedness as a “Spiritual” Construct; Brick Johnstone et al; J. Relig Health; 2011.


[8]  Relations Among Spirituality, Religious Practices, Personality Factors, and Health for Five Different Faith Traditions, Brick Johnstone el at; J Relig Health; 2012.


[9] Darwinian selection and religion: emic and etic contrasts; Loriliai Biernacki; Commentaries; Religion, Brain & Behavior; 2018.


[10] Changing brains: from primal horde to nuclear family to religion; Daniel Cohen; Commentaries; Religion, Brain & Behavior; 2018.



Autor: Willian Barela Costa
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