Consciência Política no Brasil, Literacia Digital para Inclusão Digital - Neuropolitics Pertencimento Fruição Metacognição e MindSet focado em valores prelinguistic
04/03/2024 at 03:03:08
Author: Jackson Cionek
04/03/2024 at 03:03:08
Author: Jackson Cionek
Consciência Política no Brasil, Literacia Digital para Inclusão Digital - Neuropolitics Pertencimento Fruição Metacognição e MindSet focado em valores prelinguistic
A consciência política no Brasil e a literacia digital para inclusão digital são temas profundamente interligados, especialmente considerando o contexto social, econômico e político brasileiro contemporâneo.
O Brasil possui um histórico complexo de desigualdades sociais, econômicas e raciais. Uma consciência política robusta envolve reconhecer essas desigualdades e entender como as decisões políticas as afetam.
A educação política formal e informal ajuda os cidadãos a compreenderem o sistema político, seus direitos e deveres, e como podem influenciar as políticas públicas.
A literacia digital é a habilidade de usar tecnologias digitais de maneira eficaz, crítica e segura. Para a inclusão digital no Brasil, isso significa:
Garantir que as populações, especialmente em áreas rurais ou comunidades marginalizadas, tenham acesso à internet e aos dispositivos digitais, além de receberem a capacitação necessária para utilizá-los.
Educar os cidadãos sobre como navegar no espaço digital de maneira segura e responsável, incluindo a compreensão de como discernir informações confiáveis de fake news.
A literacia digital pode empoderar os cidadãos com informações que ampliam sua consciência política, permitindo-lhes fazer escolhas informadas e participar ativamente da democracia.
Promover a consciência política através da literacia digital é essencial para uma sociedade informada, engajada e resiliente. No contexto brasileiro, isso fortalece a democracia e também é fundamental para o empoderamento individual e coletivo, permitindo que todos os cidadãos participem plenamente da vida política, econômica e social do país.
Compreender como nossos cérebros reagem a informações políticas e como isso pode ser manipulado pode empoderar os alunos a questionar criticamente as informações recebidas, reconhecendo viés, propaganda e manipulação.
Sentir-se parte de uma comunidade ou grupo pode estimular a colaboração e o compartilhamento de ideias, essenciais para o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e criativo.
Um ambiente onde os alunos sentem um forte senso de pertencimento pode encorajá-los a explorar ideias novas e desafiantes, facilitando um aprendizado mais profundo e a disposição para se engajar em pensamento complexo.
A fruição, ou a capacidade de encontrar prazer e satisfação em atividades, é fundamental para motivar os alunos a se engajarem profundamente com o material de aprendizagem, promovendo uma exploração intelectual mais rica e sustentada.
Encorajar os alunos a encontrar alegria no processo de aprendizado pode aumentar seu engajamento e motivação para perseguir o conhecimento e desenvolver habilidades de pensamento crítico.
Ensinar metacognição ajuda os alunos a se tornarem conscientes de seus próprios processos de pensamento, permitindo que ajustem suas estratégias de aprendizado e resolução de problemas para se tornarem mais eficazes.
Enfatizar valores pré-linguísticos, que são conceitos fundamentais que precedem e fundamentam a linguagem, como justiça, equidade e empatia, pode ajudar a moldar um mindset que valoriza a compreensão intuitiva e emocional, além do raciocínio lógico.
Promover um mindset que ressoa com valores humanos universais pode incentivar os alunos a pensar de maneira mais empática e ética, considerando não apenas os argumentos racionais, mas também o impacto humano e moral de suas decisões e crenças.
Ensinar a pensar, incorporando esses elementos, não só melhora as habilidades cognitivas e críticas dos alunos, mas também promove o desenvolvimento de indivíduos mais conscientes, empáticos e éticos, capacitados para navegar e contribuir positivamente para o mundo complexo em que vivem.
BioPower | Neuropolitics
Neuropolitics
Inclusão Digital | Neuropolitics
Neuropolitics
Consciência Política no Brasil | Neuropolitics
Neuropolitics
Wellbeing Resilience | New Year Resolutions
Atingindo Metas 1/3 | Metacognition & MindSet
Metacognition & MindSet
Atingindo Metas 2/3 | Metacognition & MindSet
Metacognition & MindSet
Atingindo Metas 3/3 | Metacognition & MindSet
Metacognition & MindSet
La importancia de enseñar a pensar | Metacognition & MindSet
Metacognition & MindSet
![]() | 00:00:00 - 06:12:00 New perspectives in translational control: from neurodegenerative diseases to glioblastoma |
![]() | 06:12:00 - 07:44:00 A Thin Sheet of Reality: The Universe as a Hologram |
![]() | 07:44:00 - 14:36:00 NIRS fNIRS Scientific Question, Physical Principles Experimental Designs Functional optical neuroimaging (fNIRS)NIRS fNIRS devices - Near Infrared Spectroscopy - NIRS Brain Latam NIRSLatam NIRS - Neuroimagem óptica funcional (fNIRS)NIRS Research Field | NIRS NeurodesenvolvimentoNIRS Neurociencia Social y CognitivaNIRS Análisis de Datos | NIRS Aplicações ClínicasFunctional near-infrared spectroscopy (fNIRS)NIRS infrared spectroscopy | NIRS and neuroscienceNIRS and Music | NIRS Brain imaging fNIRSBCI NIRS | EEG fNIRS | Infants NIRS StudiesEEG fNIRS Combined | Consciousness Neuroscience BehaviorNIRS Publications before 2022 |
![]() | 14:36:00 - 16:07:00 NIRS fNIRS Scientific Question, Physical Principles Experimental Designs Functional optical neuroimaging (fNIRS)NIRS fNIRS devices - Near Infrared Spectroscopy - NIRS Brain Latam NIRSLatam NIRS - Neuroimagem óptica funcional (fNIRS)NIRS Research Field | NIRS NeurodesenvolvimentoNIRS Neurociencia Social y CognitivaNIRS Análisis de Datos | NIRS Aplicações ClínicasFunctional near-infrared spectroscopy (fNIRS)NIRS infrared spectroscopy | NIRS and neuroscienceNIRS and Music | NIRS Brain imaging fNIRSBCI NIRS | EEG fNIRS | Infants NIRS StudiesEEG fNIRS Combined | Consciousness Neuroscience BehaviorNIRS Publications before 2022 |
![]() | 16:07:00 - 20:13:00 Epigenetic and Behavioral |
![]() | 20:13:00 - 23:00:00 Self knowledge |
![]() | 23:00:00 - 23:59:00 Coletivo trans Gisberta Salce da UFRJ |