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Fake news no sistema Educacional, Neuroepigenetics, Executive Functions How to improve your ability to decide? EEG and executive functions

Fake news no sistema Educacional, Neuroepigenetics, Executive Functions How to improve your ability to decide? EEG and executive functions

Fake news no sistema Educacional Neuroepigenetics Executive Functions How to improve your ability to decide
Fake news no sistema Educacional Neuroepigenetics Executive Functions How to improve your ability to decide

O estudo das funções executivas na análise de valores e princípios em Estados laicos, democráticos e de direito é uma proposta intrigante quando consideramos a necessidade de evitar contaminação por conceitos pré-estabelecidos como "Homem Social", "Homo Economicus", conservadorismo ou nacionalismo cristão.

O EEG pode ajudar a identificar padrões de ativação cerebral associados a processos de tomada de decisão, julgamento moral e reflexão ética.

Estudar como as pessoas aplicam suas funções executivas em contextos relacionados a valores e princípios pode oferecer insights sobre como as decisões são tomadas em ambientes laicos e democráticos.

Utilizando o EEG, os pesquisadores podem examinar as respostas cerebrais a estímulos relacionados a questões éticas, morais e sociais de maneira objetiva, procurando padrões que transcendam as inclinações ideológicas ou culturais pré-concebidas.

Ao focar em como as funções executivas estão envolvidas na tomada de decisão, os pesquisadores podem entender melhor os processos cognitivos que subjazem ao julgamento moral e ético, sem recorrer a modelos econômicos ou políticos específicos.

Integrando a neurociência com a ética, os estudos podem explorar como o cérebro engaja em raciocínio ético em contextos laicos, examinando a base neural de decisões e julgamentos que refletem valores democráticos e legais.

Ao concentrar-se estritamente em dados neurofisiológicos e comportamentais, os pesquisadores podem evitar a influência de conceitos carregados ideologicamente, proporcionando uma compreensão mais neutra de como os valores e princípios são processados no cérebro.

Os Valores e princípios são construtos altamente complexos e multifacetados, influenciados por fatores culturais, sociais e pessoais que podem ser desafiadores para isolar em estudos de neuroimagem.

É crucial garantir que tais estudos sejam conduzidos com rigor ético, respeitando a autonomia dos participantes e evitando qualquer forma de estigmatização ou discriminação baseada nos resultados neurocientíficos.

Utilizando o EEG e o estudo das funções executivas de forma cuidadosa e ética, os pesquisadores podem obter insights valiosos sobre os processos neurológicos que fundamentam a adesão e a reação aos valores e princípios em sociedades laicas, democráticas e de direito, mantendo uma abordagem neutra que evita os vieses ideológicos tradicionais.

A neuroepigenética é um campo de estudo que explora como as experiências ambientais podem influenciar a expressão genética no cérebro, afetando o comportamento e a função cerebral. Isso significa que nossas experiências, estilo de vida e ambiente podem modificar a forma como nossos genes são expressos no cérebro, sem alterar a sequência de DNA em si. Essas mudanças podem influenciar:

O cérebro se desenvolve ao longo da vida, desde a infância até a idade adulta.

Como fatores ambientais e experiências de vida podem aumentar a resiliência a transtornos neuropsiquiátricos ou, inversamente, contribuir para a vulnerabilidade a eles.

Funções executivas são um conjunto de habilidades mentais que incluem memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva. Elas são cruciais para a tomada de decisões conscientes, planejamento e regulação do comportamento. 

Para melhorar sua capacidade de decidir, você pode usar Fruição Metacognição e consciência em Primeira Pessoa:

A metacognição refere-se à nossa capacidade de pensar sobre nossos próprios processos de pensamento. Isso implica estar ciente de como aprendemos, como resolvemos problemas e como tomamos decisões. A fruição metacognição, neste contexto, poderia ser entendida como o processo de se engajar ativa e conscientemente na avaliação e regulação da própria cognição. 

Algumas maneiras de como isso pode ser aplicado para melhorar a capacidade de tomar decisões:

Autoavaliação: Regularmente refletir sobre suas próprias habilidades de tomada de decisão, identificando pontos fortes e áreas para melhoria.

Estratégias de Pensamento: Desenvolver e aplicar estratégias para otimizar a tomada de decisão, como a decomposição de problemas complexos em partes menores ou a visualização de diferentes cenários de decisão.

Monitoramento de Bias: Estar ciente de e tentar mitigar vieses cognitivos que podem afetar a tomada de decisão, como o viés de confirmação ou o efeito de ancoragem.

A consciência em primeira pessoa é a experiência subjetiva de estar ciente dos próprios pensamentos, sentimentos e sensações. É uma forma de autoconsciência que permite que uma pessoa seja o observador direto de suas próprias experiências mentais. Isso pode ser aprimorado para melhorar a tomada de decisões através de:

Metacognição ou o praticar a introspecção regular, que envolve refletir profundamente sobre seus próprios pensamentos, emoções e motivos.

Ao combinar a fruição metacognição com a consciência em primeira pessoa, você pode desenvolver uma abordagem mais integrada e reflexiva para a tomada de decisões

Os valores e princípios de vida:

Metabolismo
Adaptação e Evolução
Comunicação
Fotossíntese
Crescimento e Reprodução
Adaptação
Homeostase
Sobrevivência
Reprodução
Comportamento Social
Territorialidade
Adaptação
Exploração e Curiosidade
Cuidado Parental
Comunicação
Comportamento de Jogo
Laicidade
Democracia
Estado de Direito
Direitos Civis e Liberdades
Pluralismo
 
Competências Político Sociais:
-Estado (Estado de Bem Estar pessoal e coletivo - Busca do bem estar dentro das tensões corporais e sociais necessárias);
-Poder Moderador ou Quarto Poder - Tempo e Dinheiro (Valor da crença, percepção, afazeres e tempo de atenção dedicado);
-Liberdade (de Ir e Vir, Negar ordens, e Ser o que o Estado permitir Ser);
-Laica (Desenvolver a própria Subjetividade religiosa e saber sentir as outras);
-Democrática (Dividir, compartilhar, ceder, receber, avançar...);
-De Direito (Regras, Constituição, Fatos, Fakes e Confiança);
-Executiva (Ing - Pensar, Fazer, Aprender, Lembrar, Comer, etc..);
-Legislativa (Pensamento Abstrato, conhecimento de Línguas estrangeiras);
-Jurídica (Avaliação do certo e errado pessoal e comunitário);
-Sentiência (Conhecer e gerenciar sentimentos e emoções pessoais e projetados );
-Humankind (Ser humano é bom por natureza se necessidades básicas como alimentação, abrigo, segurança e afeto forem atendidas);
-Fruición (se refiere al disfrute pleno y satisfactorio de algo deseado, ya sea en términos personales, emocionales o culturales );
-Metacognition (Innocence, ingenuidade, controle atencional);
-Consciência (Ativa, Reativa e Passiva - Objetiva e Subjetiva);

El cuerpo y su movimiento generan una nueva conciencia y también pueden representar una conciencia específica.

A NeuroDança combina movimento com a compreensão da neurociência. Ela ajuda a criar novas conexões neurais através da experiência corporal, o que pode levar a mudanças cognitivas e emocionais, possibilitando a reconsideração de crenças limitantes.

Expressão Emocional: Ao facilitar a expressão de emoções reprimidas ou não expressas, pode-se alcançar uma maior clareza mental e uma reavaliação de antigas crenças ou padrões de pensamento.

A Biodança utiliza a dança, a música e o movimento expressivo para promover a integração emocional, afetiva, motora e existencial. Isso pode ajudar os participantes a superar bloqueios emocionais e a modificar crenças limitantes ao promover uma nova vivência de liberdade e conexão.

O alongamento, especialmente quando combinado com a consciência emocional, pode ajudar a liberar a tensão física que está frequentemente ligada ao estresse emocional e às crenças limitantes.

À medida que o corpo se abre e relaxa, pode haver uma liberação correspondente de padrões mentais e emocionais rígidos, permitindo uma reflexão mais adaptativa e a adoção de novas perspectivas.

Estas práticas podem ajudar a criar um estado mais receptivo e meditativo, onde as crenças limitantes podem ser examinadas e transformadas. A combinação de movimento, consciência e emoção facilita um diálogo interno mais positivo e construtivo.

Movimentar o corpo com intenção e consciência pode aumentar a autopercepção e permitir uma expressão autêntica, que são fundamentais para questionar e mudar crenças limitantes.

Considerações Finais

Incorporar o movimento consciente e as práticas corporais em nossa vida pode ser uma maneira poderosa de acessar e transformar crenças limitantes, promovendo uma maior liberdade emocional e psicológica. Ao engajar o corpo, mente e emoções de maneira integrada, essas práticas oferecem uma abordagem holística para o desenvolvimento pessoal e a transformação interior. É importante abordar essas práticas com a orientação de profissionais qualificados, especialmente ao trabalhar com emoções profundas ou crenças arraigadas.

Em resumo, as sociedades laicas, democráticas e de direito valorizam a liberdade, a igualdade, a justiça e a participação cívica, enquanto as sociedades autoritárias são caracterizadas pelo controle centralizado, pelas restrições às liberdades individuais e pela falta de responsabilidade governamental perante os cidadãos

Neuroepigenetics I | Cognitive Neuroscience

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La conciencia es un movimiento que se percibe a sí mismo. El cuerpo y su movimiento generan una nueva conciencia y también pueden representar una conciencia específica.

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Neuroepigenetics I


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Jackson Cionek










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