Blog

Human behavior Perception and Action EEG and Games Research Games Teoria dos Jogos Affective Computing and Mirror neurons - Social Preferences Latin America Places

Human behavior Perception and Action EEG and Games Research Games Teoria dos Jogos Affective Computing and Mirror neurons - Social Preferences Latin America Places

Futuro da America Latina com o Sequestro da attention por algoritmos de jogos e redes sociais
Futuro da America Latina com o Sequestro da attention por algoritmos de jogos e redes sociais

Em vários países latino-americanos, línguas indígenas ainda são faladas, ensinadas em escolas e utilizadas em mídias de comunicação. Países como o Peru, Bolívia, México e Guatemala reconhecem línguas indígenas como oficiais ao lado do espanhol.

Muitas comunidades mantêm valores e estruturas sociais que refletem princípios indígenas, como a importância da comunidade sobre o indivíduo, o respeito pela terra e pelos recursos naturais, e a reciprocidade (ayni nos Andes, por exemplo) como base para as relações sociais e econômicas.

Estamos perdendo o tempo de atenção de nossos adolescentes para Games e Redes Sociais onde Mentiras sobre “Homem Social”,  “Homo Economicus" e a Possibilidade de Vida após o fim da vida estão sendo plantadas  - Que nova realidade social poderemos esperar? 

As pesquisas em computação afetiva e neurônios-espelho estão abrindo novas possibilidades para tornar os jogos e as redes sociais mais interativos, personalizados e empáticos.

A interseção entre EEG, percepção, ação, jogos digitais e Teoria dos Jogos está abrindo novos caminhos para entender a complexidade do comportamento humano. Ao estudar como as pessoas percebem, reagem e tomam decisões em contextos lúdicos, os pesquisadores podem ganhar insights valiosos aplicáveis a uma ampla gama de campos, desde o design de jogos até a psicologia, educação e além.

A computação afetiva e o estudo de neurônios-espelho têm implicações profundas para o desenvolvimento de jogos e algoritmos em redes sociais, oferecendo maneiras inovadoras de melhorar a interação humano-computador e criar experiências mais envolventes e personalizadas. Aqui estão algumas aplicações dessas pesquisas:

Algoritmos de computação afetiva podem analisar expressões faciais, padrões de voz, e outros indicadores fisiológicos para determinar o estado emocional do jogador em tempo real, permitindo que o jogo se ajuste dinamicamente para aumentar o engajamento, o desafio ou o conforto. Por exemplo, um jogo pode aumentar a dificuldade se detectar que o jogador está entediado ou reduzi-la se perceber frustração.

Utilizando insights sobre neurônios-espelho, que são cruciais para a empatia e o entendimento social, jogos podem ser projetados para responder de maneira mais natural e empática às ações e estados emocionais dos jogadores, promovendo uma experiência mais rica e imersiva.

Jogos podem usar a teoria dos neurônios-espelho para criar personagens não jogáveis (NPCs) que melhor imitam o comportamento humano e emocional, tornando a interação com eles mais realista e satisfatória.

O uso do EEG em pesquisas sobre jogos permite aos cientistas estudar os processos cerebrais subjacentes envolvidos na percepção, atenção, tomada de decisão e emoção em tempo real e em contextos dinâmicos que os jogos proporcionam. Isso pode incluir:

Medir como diferentes aspectos dos jogos afetam a atenção dos jogadores e a carga cognitiva, utilizando métricas como potenciais relacionados a eventos (ERPs) para identificar momentos de alta demanda cognitiva ou de engajamento intenso.

Investigar os processos neurais envolvidos na tomada de decisão durante o jogo, especialmente em situações que envolvem risco, recompensa, estratégia e incerteza.

Avaliar as respostas emocionais dos jogadores a eventos no jogo, como sucesso, fracasso, surpresa ou frustração, e como essas emoções influenciam o comportamento subsequente.

A Teoria dos Jogos, um ramo da matemática aplicada, estuda modelos de conflito e cooperação entre agentes racionais. Em combinação com a pesquisa baseada em EEG, a Teoria dos Jogos oferece uma estrutura robusta para entender o comportamento humano em contextos competitivos e cooperativos.

Usar jogos que modelam dilemas sociais, como o Dilema do Prisioneiro, para estudar como as pessoas tomam decisões que envolvem cooperação versus competição, altruísmo versus egoísmo, e como essas decisões são refletidas na atividade cerebral.

Analisar como os jogadores planejam e executam estratégias em jogos que requerem previsão e manipulação das ações dos outros jogadores. O EEG pode identificar padrões de atividade cerebral associados ao planejamento estratégico e à antecipação de movimentos dos oponentes.

A pesquisa em jogos digitais com EEG expande a aplicabilidade dos insights obtidos, aplicando-os ao design de jogos, à gamificação em contextos educacionais e terapêuticos, e à criação de interfaces cérebro-computador (BCIs) mais imersivas e responsivas.

Usar dados de EEG para melhorar o design de jogos, tornando-os mais envolventes, desafiadores na medida certa e emocionalmente gratificantes.

Aplicar princípios da Teoria dos Jogos e insights sobre percepção e ação obtidos através de EEG para desenvolver jogos educacionais e terapêuticos que promovem aprendizagem, reabilitação e bem-estar.

Human behavior | Perception and Action 

Human behavior

Perception and Action | Perception and Action

Perception and Action

Mirror neurons | Perception and Action

Mirror neurons

Games and neuroscience 1/2 | GAMES Research

Academic Research on Games Game Theory Games for Learning Games as a Treatment Pesquisas acadêmicas sobre Games Teoria dos Jogos Games para aprendizado Games como tratamento Investigación académica sobre juegosTeoría de Juego Juegos para aprenderJuegos como tratamiento

EEG and Games | GAMES Research

Kids Programming | GAMES Research 

How To Play Chess: Beginner | GAMES Research 

Latin America Places I | Social Preferences

Latin America Places I




Thumbnail

00:00:00 - 02:58:00

Human behavior


Thumbnail

02:58:00 - 05:32:00

Perception and Action


Thumbnail

05:32:00 - 08:26:00

Mirror neurons


Thumbnail

08:26:00 - 10:56:00

Academic Research on GamesGame TheoryGames for LearningGames as a TreatmentPesquisas academicas sobre GamesTeroria dos JogosGames para aprendizadoGames como tratamentoInvestigación académica sobre juegosTeoría de JuegoJuegos para aprenderJuegos como tratamiento


Thumbnail

10:56:00 - 12:05:00

Academic Research on GamesGame TheoryGames for LearningGames as a TreatmentPesquisas academicas sobre GamesTeroria dos JogosGames para aprendizadoGames como tratamentoInvestigación académica sobre juegosTeoría de JuegoJuegos para aprenderJuegos como tratamiento


Thumbnail

12:05:00 - 14:18:00

Academic Research on GamesGame TheoryGames for LearningGames as a TreatmentPesquisas academicas sobre GamesTeroria dos JogosGames para aprendizadoGames como tratamentoInvestigación académica sobre juegosTeoría de JuegoJuegos para aprenderJuegos como tratamiento


Thumbnail

14:18:00 - 16:48:00

Academic Research on GamesGame TheoryGames for LearningGames as a TreatmentPesquisas academicas sobre GamesTeroria dos JogosGames para aprendizadoGames como tratamentoInvestigación académica sobre juegosTeoría de JuegoJuegos para aprenderJuegos como tratamiento


Thumbnail

16:48:00 - 23:59:00

Latin America Places I



Jackson Cionek










AREAS OF INTEREST