Neuroscience of Consciousness Monismo Triplo Aspecto, The Source of Consciousness Propriocepção e Interocepção - Liberdade de Expressão requer Segurança Psicológica
24/03/2024 at 08:03:04
Author: Jackson Cionek
24/03/2024 at 08:03:04
Author: Jackson Cionek
Neuroscience of Consciousness Monismo Triplo Aspecto, The Source of Consciousness Propriocepção e Interocepção - Liberdade de Expressão requer Segurança Psicológica
A relação entre liberdade, expressão, segurança psicológica e desempenho, principalmente em contextos de alta performance, é complexa e multifacetada. A liberdade e a capacidade de expressão são cruciais para o desenvolvimento individual e coletivo, mas a sua plena realização frequentemente exige um ambiente caracterizado pela segurança psicológica. Segurança psicológica, um termo popularizado por Amy Edmondson, refere-se a um clima em que os indivíduos sentem-se seguros para expressar opiniões, cometer erros e compartilhar ideias sem medo de punição ou humilhação.
No contexto de alta performance, especialmente em ambientes altamente especializados e competitivos, a segurança psicológica torna-se ainda mais crítica. Sem ela, indivíduos e equipes podem recorrer a heurísticas—atalhos mentais que simplificam a tomada de decisões—que, embora úteis, podem também levar a vieses cognitivos. Um desses vieses é o da heurística adotada, que pode ocorrer quando indivíduos, sob pressão para manter altos níveis de desempenho, limitam suas estratégias de pensamento e solução de problemas ao que é familiar e provado, desconsiderando novas informações ou abordagens que poderiam levar a melhores resultados.
Este viés da heurística adotada pode ser particularmente prejudicial em ambientes que exigem inovação e adaptabilidade, pois inibe a experimentação e a aprendizagem. A presença de segurança psicológica, ao contrário, pode encorajar a exploração de novas ideias, o que é essencial para a inovação e a melhoria contínua. Portanto, em ambientes onde a alta performance é valorizada, criar uma cultura de segurança psicológica é fundamental não apenas para a saúde e bem-estar dos indivíduos, mas também para o sucesso a longo prazo da organização.
O Monismo de Triplo Aspecto, conforme proposto por Alfredo Pereira Junior, aborda a consciência como uma das três camadas fundamentais de processos, ao lado da energia e da matéria, enfatizando a importância dos processos de transferência de informação. Esta visão é uma tentativa de superar a divisão tradicional entre mente e corpo, oferecendo uma perspectiva mais integrada que considera a consciência como emergente dessas interações complexas.
Na camada da consciência, o Monismo de Triplo Aspecto sugere que a experiência consciente surge da interação entre processos físicos, biológicos e informacionais. A consciência é vista não apenas como um epifenômeno, mas como uma parte integrante que influencia e é influenciada pelos processos materiais e pela forma como a informação é processada e transferida dentro do sistema. Esta perspectiva implica que a consciência tem um papel ativo na moldagem da realidade experienciada pelo indivíduo, participando diretamente nos processos de tomada de decisão e na interação com o ambiente (Revistas Marília).
Dentro desta estrutura, a consciência é entendida como um nível de organização que emerge da complexidade dos sistemas físicos e informacionais, sugerindo uma forma de dualidade propriedade onde a consciência e os processos físicos são duas faces da mesma realidade. Assim, ao invés de serem vistas como entidades separadas, a consciência, a energia e a matéria são percebidas como aspectos diferentes de um único sistema integrado que está em constante troca e transferência de informação (Revistas Marília).
Antonio Damasio, um renomado neurocientista, aborda a origem da consciência através da interação entre propriocepção, interocepção, e a geração de sentimentos homeostáticos. Damasio propõe que a consciência emerge das interações entre o cérebro, o corpo e o ambiente, argumentando que não é uma experiência unitária, mas resulta do interjogo dinâmico entre diferentes regiões cerebrais e seus estados corporais correspondentes (Wikipedia). Em suas pesquisas mais recentes, junto com Hanna Damasio, enfatiza a importância dos sentimentos homeostáticos e da interocepção, sugerindo que a consciência ocorre quando os conteúdos da mente, como percepções e pensamentos, são "identificados espontaneamente como pertencentes a um organismo/especificador" (Oxford Academic).
Eles propõem que uma mente pode ser considerada consciente quando três processos estão em lugar: a geração contínua de sentimentos interoceptivos, resultando na experiência das operações internas do organismo; a produção contínua de imagens, geradas de acordo com a perspectiva sensorial do organismo em relação ao seu entorno; e a combinação de sentimento/experiência e perspectiva, resultando em um processo de subjetividade em relação aos conteúdos da imagem. A base biológica para esses componentes inclui a fisiologia periférica e central da interocepção e exterocepção para os dois primeiros componentes, enquanto o terceiro depende da integração do sistema nervoso central em vários níveis, desde a medula espinhal, tronco encefálico e núcleos diencefálicos até regiões selecionadas dos córtices cerebrais mesiais (Mit Press Direct).
Esta visão destaca a complexidade da consciência como algo que emerge da capacidade de sentir e interpretar as condições internas do corpo, em contraste com abordagens que podem enfatizar aspectos puramente cognitivos ou comportamentais da consciência. A pesquisa de Damasio é um lembrete de que nossas experiências conscientes estão profundamente enraizadas em processos biológicos fundamentais, ligando o estado interno do corpo à percepção consciente do mundo externo.
Para explorar mais sobre a teoria de Damasio sobre a consciência e sua relação com a propriocepção e interocepção, recomenda-se a leitura de seus trabalhos acadêmicos e publicações (Oxford Academic) (Wikipedia) (Mit Press Direct).
Jackson's Lives
A Tirania da Beleza e Consumo
Almas Livres Criam Espíritos Livres
Os Mecanismos da Fé
Liberdade de Vir, Ficar, Ser, Desobedecer e Ir
Me Tornei Adulto e Deixei as Coisas de Criança
Fé é o Quadro que Sufoca sua Imagem
Cognitive neuroscience 1/2 | Neuroscience of Consciousness
Cognitive neuroscience
Mindfulness 1/3 \ Neuroscience of Consciousness
Mindfulness
The Source of Consciousness | Neuroscience of Consciousness
The Source of Consciousness
Envelhecimento Saudável | Aging
Envelhecimento Saudável
Neuroscience of Aging | Aging
Neuroscience of Aging
Anatomia da Expressão | NeuroDance
La conciencia es un movimiento que se percibe a sí mismo.El cuerpo y su movimiento generan una nueva conciencia y también pueden representar una conciencia específica.
Grupo Corpo - Parte1 | NeuroDance
Grupo Corpo - Parte2 | NeuroDance
Grupo Corpo - Parte3 | NeuroDance
![]() | 00:00:00 - 02:41:00 Cognitive neuroscience |
![]() | 02:41:00 - 06:05:00 Mindfulness |
![]() | 06:05:00 - 09:03:00 The Source of Consciousness |
![]() | 09:03:00 - 14:36:00 Envelhecimento Saudável |
![]() | 14:36:00 - 18:31:00 Neuroscience of Aging |
![]() | 18:31:00 - 20:24:00 La conciencia es un movimiento que se percibe a sí mismo.El cuerpo y su movimiento generan una nueva conciencia y también pueden representar una conciencia específica. |
![]() | 20:24:00 - 21:52:00 La conciencia es un movimiento que se percibe a sí mismo.El cuerpo y su movimiento generan una nueva conciencia y también pueden representar una conciencia específica. |
![]() | 21:52:00 - 23:20:00 La conciencia es un movimiento que se percibe a sí mismo.El cuerpo y su movimiento generan una nueva conciencia y también pueden representar una conciencia específica. |
![]() | 23:20:00 - 23:59:00 La conciencia es un movimiento que se percibe a sí mismo.El cuerpo y su movimiento generan una nueva conciencia y también pueden representar una conciencia específica. |