Blog

Pertencimento e Corpo Território, Early childhood, Translational Education - Latin American Cultural Neuroscience, Mirror Neurons, Behavioral Research, Behavioral Motivate

Pertencimento e Corpo Território, Early childhood, Translational Education - Latin American Cultural Neuroscience, Mirror Neurons, Behavioral Research, Behavioral Motivate

Pertencimento Corpo Territorio Early childhood Translational Education Latin American Cultural Neuroscience
Pertencimento Corpo Territorio Early childhood Translational Education Latin American Cultural Neuroscience

A integração de conceitos da neurociência, psicologia, linguística e pesquisa comportamental, especialmente no que se refere a neurônios-espelho, motivação comportamental, emoções, cognição e a abordagem de "Translational Education" na educação infantil, apresenta um panorama riquíssimo para o desenvolvimento e a aprendizagem nos primeiros anos de vida.

As palavras são uma tecnologia complexa que reflete e molda nossa compreensão do mundo. A interação entre cultura, estado corporal, memórias ativadas e o conectoma cerebral destaca a profundidade da relação entre linguagem, pensamento e experiência humana. Reconhecer essa complexidade não apenas enriquece nossa apreciação da linguagem como uma ferramenta poderosa, mas também aponta para as vastas possibilidades de seu uso no avanço do conhecimento e da inovação.

A capacidade das palavras de definir e redefinir nosso entendimento de nós mesmos e do mundo ao nosso redor é profundamente enraizada na cultura, no estado corporal, nas memórias ativadas e no conectoma cerebral — o mapa completo das conexões neurais do cérebro. Este contexto influencia não apenas como interpretamos as palavras, mas também como elas podem moldar nosso pensamento e emoções.

A abordagem da "Early Childhood Translational Education" com foco em "Pertencimento e Corpo Território", especialmente considerando o período pré-linguístico, reflete uma perspectiva inovadora na educação infantil. O conceito de "Corpo Território", emprestado dos saberes ameríndios, sugere uma compreensão do corpo não apenas como um ente físico, mas também como um espaço de vivências, memórias e identidades, que estão intrinsecamente ligadas ao ambiente em que a criança está inserida.

Durante o período pré-linguístico, as crianças exploram o mundo principalmente através de suas sensações corporais e emoções. Elas estão em constante interação com o ambiente, aprendendo e se adaptando ativamente. Neste contexto, o sentido de pertencimento é fundamental. Sentir-se parte de um ambiente acolhedor e seguro permite que a criança desenvolva confiança, o que é crucial para o aprendizado e a criatividade. A segurança emocional e física funciona como base para que a criança se aventure no aprendizado e na exploração criativa.

A educação que reconhece a importância do "Corpo Território" e do pertencimento trabalha para criar ambientes de aprendizagem que respeitem e integrem as dimensões física, emocional, cultural e espiritual das crianças. Isso pode envolver práticas que:

Respeitem a individualidade da criança: Entender que cada criança tem seu próprio tempo, espaço e maneira de aprender, respeitando suas necessidades e ritmos individuais.

Incorporem a natureza e o ambiente: Utilizar o ambiente natural e cultural como espaços de aprendizagem, reconhecendo a importância da conexão da criança com seu ambiente para o desenvolvimento de um senso de pertencimento.

Fomentem relações de cuidado e respeito: Construir relações baseadas no cuidado, na escuta ativa e no respeito mútuo, promovendo um ambiente seguro onde as crianças se sentem valorizadas e parte de uma comunidade.

Promovam a expressão livre: Encorajar as crianças a expressarem suas ideias, sentimentos e criatividade de maneira livre, seja através da fala, do movimento corporal, da arte ou do jogo.

Incluam práticas culturais: Integrar práticas culturais que reforcem o senso de identidade e pertencimento, reconhecendo e valorizando a diversidade cultural das crianças e suas famílias.

Ao integrar estes elementos, a "Early Childhood Translational Education" procura não apenas desenvolver habilidades cognitivas e linguísticas, mas também nutrir o bem-estar emocional e a identidade das crianças. Este enfoque holístico no desenvolvimento infantil reconhece a criança como um ser integral, cujo aprendizado e criatividade são profundamente influenciados pelo seu sentido de pertencimento e pela relação com seu "Corpo Território".

Behavioral Research Lab | Behavioral Research

Behavioral Research |Cracking the Mind | Mirror neurons | Organização social dos insetos | Neuroscience behind helping | Neurobiology | Neuroscience | Psychologie, Linguistique | Emotions and Cognition |Neuroplasticity | EEG and Behavior | electrical activity of the brain | Experimental Psychology | How emotion, motivation, and social factors influence our expectations, decisions, and memories | Neuromarketing |Research Learning and memory | Behavioral Motivate | 

Mirror Neurons | Behavioral Research

Plasticity, nfb & nMod | NeuroPlasticity NeuroFeedback Conferences

NeuroPlasticity NeuroFeedback Conferences

Competências Socioemocionais 1/3 | Translational Education

O que é Poda Neuronal? Ferramentas para medir o desenvolvimento infantil e a qualidade no ensino na pré-escola.Vivemos a era da cultura digital. O conhecimento, muitas vezes, é intermediado pela tecnologia da informação e da comunicação Implications of neuroscience  in the early years.Exercícios físicos regulares, aumento de atenção e motivação,Habilidades socioemocionais ou competências socioemocionais para lidar com as próprias emoções Etapa prelingüistica

Translational Education | Translational Education

Early childhood | Translational Education

Rede CpE | Translational Education

Cultural Neuroscience | Latin American Cultural Neuroscience

Latin American Cultural Neuroscience




Thumbnail

00:00:00 - 04:06:00

Behavioral Research |Cracking the Mind | Mirror neurons | Organização social dos insetos | Neuroscience behind helping | Neurobiology | Neuroscience | Psychologie, Linguistique | Emotions and Cognition |Neuroplasticity | EEG and Behavior | electrical activity of the brain | Experimental Psychology | How emotion, motivation, and social factors influence our expectations, decisions, and memories | Neuromarketing |Research Learning and memory | Behavioral Motivate | 


Thumbnail

04:06:00 - 06:56:00

Behavioral Research |Cracking the Mind | Mirror neurons | Organização social dos insetos | Neuroscience behind helping | Neurobiology | Neuroscience | Psychologie, Linguistique | Emotions and Cognition |Neuroplasticity | EEG and Behavior | electrical activity of the brain | Experimental Psychology | How emotion, motivation, and social factors influence our expectations, decisions, and memories | Neuromarketing |Research Learning and memory | Behavioral Motivate | 


Thumbnail

06:56:00 - 11:54:00

NeuroPlasticity NeuroFeedback Conferences


Thumbnail

11:54:00 - 14:33:00

O que é Poda Neuronal?Ferramentas para medir o desenvolvimento infantil e a qualidade no ensino na pré-escola.Vivemos a era da cultura digital. O conhecimento, muitas vezes, é intermediado pela tecnologia da informação e da comunicaçãoImplications of neuroscience  in the early years.Exercícios físicos regulares, aumento de atenção e motivação,Habilidades socioemocionais ou competências socioemocionais para lidar com as próprias emoçõesEtapa prelingüistica


Thumbnail

14:33:00 - 15:40:00

O que é Poda Neuronal?Ferramentas para medir o desenvolvimento infantil e a qualidade no ensino na pré-escola.Vivemos a era da cultura digital. O conhecimento, muitas vezes, é intermediado pela tecnologia da informação e da comunicaçãoImplications of neuroscience  in the early years.Exercícios físicos regulares, aumento de atenção e motivação,Habilidades socioemocionais ou competências socioemocionais para lidar com as próprias emoçõesEtapa prelingüistica


Thumbnail

15:40:00 - 16:31:00

O que é Poda Neuronal?Ferramentas para medir o desenvolvimento infantil e a qualidade no ensino na pré-escola.Vivemos a era da cultura digital. O conhecimento, muitas vezes, é intermediado pela tecnologia da informação e da comunicaçãoImplications of neuroscience  in the early years.Exercícios físicos regulares, aumento de atenção e motivação,Habilidades socioemocionais ou competências socioemocionais para lidar com as próprias emoçõesEtapa prelingüistica


Thumbnail

16:31:00 - 18:18:00

O que é Poda Neuronal?Ferramentas para medir o desenvolvimento infantil e a qualidade no ensino na pré-escola.Vivemos a era da cultura digital. O conhecimento, muitas vezes, é intermediado pela tecnologia da informação e da comunicaçãoImplications of neuroscience  in the early years.Exercícios físicos regulares, aumento de atenção e motivação,Habilidades socioemocionais ou competências socioemocionais para lidar com as próprias emoçõesEtapa prelingüistica


Thumbnail

18:18:00 - 23:59:00

Latin American Cultural Neuroscience



Jackson Cionek










AREAS OF INTEREST