Pertencimento e Corpo Território, Early childhood, Translational Education - Latin American Cultural Neuroscience, Mirror Neurons, Behavioral Research, Behavioral Motivate
23/02/2024 at 10:02:03
Author: Jackson Cionek
23/02/2024 at 10:02:03
Author: Jackson Cionek
Pertencimento e Corpo Território, Early childhood, Translational Education - Latin American Cultural Neuroscience, Mirror Neurons, Behavioral Research, Behavioral Motivate
A integração de conceitos da neurociência, psicologia, linguística e pesquisa comportamental, especialmente no que se refere a neurônios-espelho, motivação comportamental, emoções, cognição e a abordagem de "Translational Education" na educação infantil, apresenta um panorama riquíssimo para o desenvolvimento e a aprendizagem nos primeiros anos de vida.
As palavras são uma tecnologia complexa que reflete e molda nossa compreensão do mundo. A interação entre cultura, estado corporal, memórias ativadas e o conectoma cerebral destaca a profundidade da relação entre linguagem, pensamento e experiência humana. Reconhecer essa complexidade não apenas enriquece nossa apreciação da linguagem como uma ferramenta poderosa, mas também aponta para as vastas possibilidades de seu uso no avanço do conhecimento e da inovação.
A capacidade das palavras de definir e redefinir nosso entendimento de nós mesmos e do mundo ao nosso redor é profundamente enraizada na cultura, no estado corporal, nas memórias ativadas e no conectoma cerebral — o mapa completo das conexões neurais do cérebro. Este contexto influencia não apenas como interpretamos as palavras, mas também como elas podem moldar nosso pensamento e emoções.
A abordagem da "Early Childhood Translational Education" com foco em "Pertencimento e Corpo Território", especialmente considerando o período pré-linguístico, reflete uma perspectiva inovadora na educação infantil. O conceito de "Corpo Território", emprestado dos saberes ameríndios, sugere uma compreensão do corpo não apenas como um ente físico, mas também como um espaço de vivências, memórias e identidades, que estão intrinsecamente ligadas ao ambiente em que a criança está inserida.
Durante o período pré-linguístico, as crianças exploram o mundo principalmente através de suas sensações corporais e emoções. Elas estão em constante interação com o ambiente, aprendendo e se adaptando ativamente. Neste contexto, o sentido de pertencimento é fundamental. Sentir-se parte de um ambiente acolhedor e seguro permite que a criança desenvolva confiança, o que é crucial para o aprendizado e a criatividade. A segurança emocional e física funciona como base para que a criança se aventure no aprendizado e na exploração criativa.
A educação que reconhece a importância do "Corpo Território" e do pertencimento trabalha para criar ambientes de aprendizagem que respeitem e integrem as dimensões física, emocional, cultural e espiritual das crianças. Isso pode envolver práticas que:
Respeitem a individualidade da criança: Entender que cada criança tem seu próprio tempo, espaço e maneira de aprender, respeitando suas necessidades e ritmos individuais.
Incorporem a natureza e o ambiente: Utilizar o ambiente natural e cultural como espaços de aprendizagem, reconhecendo a importância da conexão da criança com seu ambiente para o desenvolvimento de um senso de pertencimento.
Fomentem relações de cuidado e respeito: Construir relações baseadas no cuidado, na escuta ativa e no respeito mútuo, promovendo um ambiente seguro onde as crianças se sentem valorizadas e parte de uma comunidade.
Promovam a expressão livre: Encorajar as crianças a expressarem suas ideias, sentimentos e criatividade de maneira livre, seja através da fala, do movimento corporal, da arte ou do jogo.
Incluam práticas culturais: Integrar práticas culturais que reforcem o senso de identidade e pertencimento, reconhecendo e valorizando a diversidade cultural das crianças e suas famílias.
Ao integrar estes elementos, a "Early Childhood Translational Education" procura não apenas desenvolver habilidades cognitivas e linguísticas, mas também nutrir o bem-estar emocional e a identidade das crianças. Este enfoque holístico no desenvolvimento infantil reconhece a criança como um ser integral, cujo aprendizado e criatividade são profundamente influenciados pelo seu sentido de pertencimento e pela relação com seu "Corpo Território".
Behavioral Research Lab | Behavioral Research
Behavioral Research |Cracking the Mind | Mirror neurons | Organização social dos insetos | Neuroscience behind helping | Neurobiology | Neuroscience | Psychologie, Linguistique | Emotions and Cognition |Neuroplasticity | EEG and Behavior | electrical activity of the brain | Experimental Psychology | How emotion, motivation, and social factors influence our expectations, decisions, and memories | Neuromarketing |Research Learning and memory | Behavioral Motivate |
Mirror Neurons | Behavioral Research
Plasticity, nfb & nMod | NeuroPlasticity NeuroFeedback Conferences
NeuroPlasticity NeuroFeedback Conferences
Competências Socioemocionais 1/3 | Translational Education
O que é Poda Neuronal? Ferramentas para medir o desenvolvimento infantil e a qualidade no ensino na pré-escola.Vivemos a era da cultura digital. O conhecimento, muitas vezes, é intermediado pela tecnologia da informação e da comunicação Implications of neuroscience in the early years.Exercícios físicos regulares, aumento de atenção e motivação,Habilidades socioemocionais ou competências socioemocionais para lidar com as próprias emoções Etapa prelingüistica
Translational Education | Translational Education
Early childhood | Translational Education
Rede CpE | Translational Education
Cultural Neuroscience | Latin American Cultural Neuroscience
Latin American Cultural Neuroscience
![]() | 00:00:00 - 04:06:00 Behavioral Research |Cracking the Mind | Mirror neurons | Organização social dos insetos | Neuroscience behind helping | Neurobiology | Neuroscience | Psychologie, Linguistique | Emotions and Cognition |Neuroplasticity | EEG and Behavior | electrical activity of the brain | Experimental Psychology | How emotion, motivation, and social factors influence our expectations, decisions, and memories | Neuromarketing |Research Learning and memory | Behavioral Motivate | |
![]() | 04:06:00 - 06:56:00 Behavioral Research |Cracking the Mind | Mirror neurons | Organização social dos insetos | Neuroscience behind helping | Neurobiology | Neuroscience | Psychologie, Linguistique | Emotions and Cognition |Neuroplasticity | EEG and Behavior | electrical activity of the brain | Experimental Psychology | How emotion, motivation, and social factors influence our expectations, decisions, and memories | Neuromarketing |Research Learning and memory | Behavioral Motivate | |
![]() | 06:56:00 - 11:54:00 NeuroPlasticity NeuroFeedback Conferences |
![]() | 18:18:00 - 23:59:00 Latin American Cultural Neuroscience |