Por que não temos uma representação feminina do homúnculo de Wield Penfield?
26/09/2024 at 03:09:09
Author: Rodrigo Oliveira
26/09/2024 at 03:09:09
Author: Rodrigo Oliveira
#Prefeito
#Vereador
#CatalismoMonetário
#PósMaximismo
#EconomiaSocial
#MoedaComunitária
#LiberdadeFinanceira
#CBDCdeVarejo
#DREXcidadão
#DeMente
#HumTrilhãoDeJurosAnuais
#PerdaDaSoberaniaNacional
#ArquivamentoEPrescriçãoJurídica
#TetraSolutions
#QuartoPoder
#HomenSocial
#HomoEconomicus
#EmergênciaClimática
#CloutLikesProfit

Entre os anos 40 e 50, o médico neurocirurgião canadense Wield Penfield (1891-1976) realizou testes em seus pacientes para descobrir a causa da epilepsia. Ao aplicar choques elétricos no córtex cerebral em seus pacientes, Penfield descobriu uma região na superfície pré e pós central responsável pelo controle motor e sensorial do corpo humano(Imagem ao lado).
Em 1950, Penfield observou sensação genital após estimulação elétrica do córtex adjacente à fissura central em apenas três de 400 pacientes, dessa forma, os genitais não foram incorporado ao desenho do homúnculo sensorial. Desde de 1996 que a representação cortical do homúnculo sensorial masculino vem sido estudada, e em 2005, a representação cortical mais complexa do pênis no córtex somatossensorial humano e sua relação topográfica com as partes adjacentes do corpo foi encontrada a partir da utilização fMRI quando aplicada uma estimulação sensorial no pênis. Esse estudo confirmou a sequência somatotópica cortical lógica de que o órgão genital masculino é representado entre as pernas e o tronco, já que foi mostrando que a metade inferior do corpo está confinada à convexidade do hemisfério ao longo do giro pós-central e não se estende até a fissura inter-hemisférica (Imagem ao lado).
Mesmo conhecendo as técnicas avançadas para esse tipo de mapeamento, apenas no ano de 2011 que foi caracterizado a representação cortical do homúnculo sensorial feminino. Esse estudo mostrou que a autoestimulação clitoriana, vaginal e cervical ativa regiões corticais sensoriais diferentes, todas agrupadas no córtex medial (lóbulo paracentral medial) e que a estimulação do mamilo ativa a região do córtex sensorial genital (bem como a torácica) do mapa homuncular (Imagem ao lado). Esse certo "atraso" dos estudos relacionados ao mapeamento de áreas cerebrais de genitais femininos decorrente de um certo machismo social associado a uma desvalorização do prazer da mulher, fez com que imagens de homúnculos femininos fossem difícil de ser encontradas em veículos científicos e em sites de busca. Dessa forma, trazemos aqui representações femininas de homúnculos.






