Blog

Scientific Question, Physical Principles and Experimental Designs of EEG NIRS - Human Competence, Competências Socioemocionais

Scientific Question, Physical Principles and Experimental Designs of EEG NIRS - Human Competence, Competências Socioemocionais

Scientific Question Physical Principles and Experimental Designs of EEG NIRS
Scientific Question Physical Principles and Experimental Designs of EEG NIRS

A questão de como medir competências humanas e socioemocionais através de tecnologias como EEG (eletroencefalografia) e NIRS (espectroscopia no infravermelho próximo) é complexa e envolve diversos princípios físicos e desenhos experimentais.

 

1. Princípios Físicos e Fundamentos Científicos

EEG (Eletroencefalografia):

Princípio: Mede a atividade elétrica do cérebro. Os neurônios comunicam-se através de impulsos elétricos, e o EEG capta esses sinais através de eletrodos colocados no couro cabeludo.

Aplicação: Utilizado para estudar processos cognitivos e emocionais, padrões de sono, diagnóstico de condições neurológicas, entre outros.

NIRS (Espectroscopia no Infravermelho Próximo):

Princípio: Baseia-se na absorção e reflexão da luz infravermelha pelo tecido cerebral. As mudanças na absorção de luz estão relacionadas às variações no fluxo sanguíneo e na atividade neuronal.

Aplicação: Usado para investigar a atividade cerebral, especialmente em áreas relacionadas ao processamento emocional e cognitivo.

2. Desenhos Experimentais

Seleção de Participantes: Deve-se ter um grupo representativo para o estudo das competências humanas e socioemocionais.

Estímulos e Tarefas: Os experimentos podem incluir tarefas ou estímulos projetados para evocar respostas emocionais ou cognitivas específicas.

Medição e Análise: As leituras de EEG e NIRS são analisadas para identificar padrões correlacionados com determinadas competências ou estados emocionais.

3. Questões Científicas na Avaliação de Competências Humanas e Socioemocionais

Variabilidade Individual: Como as diferenças individuais no cérebro influenciam a expressão de competências e habilidades socioemocionais?

Correlação com Comportamentos: Como os dados de EEG e NIRS se correlacionam com comportamentos observáveis e auto-relatos de habilidades socioemocionais?

Desenvolvimento e Treinamento: Pode-se usar EEG e NIRS para monitorar o desenvolvimento ou aprimoramento de competências socioemocionais?

4. Desafios e Considerações

Interpretação dos Dados: A interpretação dos sinais de EEG e NIRS pode ser complexa, especialmente ao correlacionar atividade cerebral com processos psicológicos específicos.

Aspectos Éticos: Questões éticas em torno da privacidade e do uso dos dados neurológicos são cruciais, especialmente em contextos educacionais ou de trabalho.

Limitações Técnicas: Ambas as tecnologias têm limitações em termos de resolução espacial e profundidade da medição.

5. Conclusão e Futuro

A aplicação de EEG e NIRS na avaliação de competências humanas e socioemocionais é promissora, mas ainda é um campo em desenvolvimento. O aprimoramento tecnológico, juntamente com designs experimentais robustos e considerações éticas, será crucial para avanços significativos nesta área.

 

EEG-fMRI webinar | EEG-fMRI Webinar Course

EEG-fMRI Webinar Course

Analyzing fMRI data | EEG-fMRI Webinar Course

EEG-fMRI Webinar Course

NIRS Experiments Design | Design of Experiments DOE

EEG NIRS Experimental DesignNIRS fNIRS BCI Scientific Question, Physical Principles and Experimental Designs EEG-fMRI EEG-MicroStates EEG ERP BCI FFT P300 N400 Scientific Question, Physical Principles and Experimental Designs 

EEG experiment | Design of Experiments DOE

EEG NIRS Experimental DesignNIRS fNIRS BCIScientific Question, Physical Principles and Experimental DesignsEEG-fMRI EEG-MicroStates EEG ERP BCI FFT P300 N400 Scientific Question, Physical Principles and Experimental Designs 

Neuroscience Experiments Design | Design of Experiments DOE

Human Competence | Human Competence 

Competências Socioemocionais | Human Competence

03 Camadas Humanas:

1- Sentiência (essência dos seres vivos) ;

2 - Cultura, Linguagem, epigenética (Interocepção e Propriocepção - Consciência Humana);

3 - Pertencimento, Transcendência, estado de fluxo;

Lembrando-se da poda neuronal e da máxima: O que se repete fica.

Para Domesticação ou Massificação humana usa-se técnica para despertar fortes emoções interrelacionadas com a Indignação, Culpa, Medo e Desejos.

Todas incrustadas na perda do pertencimento (corpo território) devido a ausência do estado desde a primeira infância.

O comportamento é um todo multidimensional e em uma pesquisa científica estaremos medindo ou quantificando os reflexos do comportamento nos sinais e biossinais relacionados aos naquele determinado espaço de tempo.

Melhor existencialidade em poucos passos:
Recorte - Aprendemos recortando do todo mas sempre vivemos no todo;
Consciência em Primeira Pessoa - Sua Vivencia e percepção sempre respeitada por você;
Fruição - Um estado ativo de engajamento e apreciação com o Ser e Fazer;
Në ropë - Fluxo Vital ou condições dentro fora da célula para a existência da vida;
Weicho - Jeito Cultura ou propriedade das coisa ou seres;
Yãy hã mīy - Ator Social e/ou Hábitos específicos para determinados fins;
Corpo Territorio - Percepçao viencial como parte do todo;
Movimento das Aguas - Ciclo da agua dentro e fora do ser vivo;

Começo do Fim da Desigualdade no Brasil

03 Camadas Humanas na neuroscience cognitiva e movimentos corporais:

1- Sentiência (essência dos seres vivos) ;

2 - Cultura, Linguagem, epigenética (Interocepção e Propriocepção - Consciência Humana);

3 - Pertencimento, Transcendência, estado de fluxo;

Competências Político Sociais:
-Estado (Estado de Bem Estar pessoal e coletivo - Busca do bem estar dentro das tensões corporais e sociais necessárias);
-Poder Moderador ou Quarto Poder - Tempo e Dinheiro (Valor da crença, percepção, afazeres e tempo de atenção dedicado);
-Liberdade (de Ir e Vir, Negar ordens, e Ser o que o Estado permitir Ser);
-Laica (Desenvolver a própria Subjetividade religiosa e saber sentir as outras);
-Democrática (Dividir, compartilhar, ceder, receber, avançar...);
-De Direito (Regras, Constituição, Fatos, Fakes e Confiança);
-Executiva (Ing - Pensar, Fazer, Aprender, Lembrar, Comer, etc..);
-Legislativa (Pensamento Abstrato, conhecimento de Línguas estrangeiras);
-Jurídica (Avaliação do certo e errado pessoal e comunitário);
-Sentiência (Conhecer e gerenciar sentimentos e emoções pessoais e projetados );
-Humankind (Ser humano é bom por natureza se necessidades básicas como alimentação, abrigo, segurança e afeto forem atendidas);
-Fruición (se refiere al disfrute pleno y satisfactorio de algo deseado, ya sea en términos personales, emocionales o culturales );
-Metacognition (Innocence, ingenuidade, controle atencional);
-Consciência (Ativa, Reativa e Passiva - Objetiva e Subjetiva);

Sua Perecepção é Sua Realidade - Aprenda a mudar sua Percepção

Sua percepção possui 6 variáveis fundamentais:
1 - Conectoma Cerebral;
2 - Nível de atividade de seus 11 sentidos;
3 - Memórias pre-ativadas;
4 - O nível de atenção;
5 - O estímulo apresentado;
6 - A Consciência é um Viés da Percepção;

 




Thumbnail
EEG-fMRI webinar | EEG-fMRI Webinar Course

00:00:00 - 06:22:00

EEG-fMRI Webinar Course


Thumbnail

06:22:00 - 08:30:00

EEG-fMRI Webinar Course


Thumbnail

08:30:00 - 11:03:00

EEG NIRS Experimental DesignNIRS fNIRS BCIScientific Question, Physical Principles and Experimental DesignsEEG-fMRI EEG-MicroStates EEG ERP BCI FFT P300 N400Scientific Question, Physical Principles and Experimental Designs 


Thumbnail

11:03:00 - 12:01:00

EEG NIRS Experimental DesignNIRS fNIRS BCIScientific Question, Physical Principles and Experimental DesignsEEG-fMRI EEG-MicroStates EEG ERP BCI FFT P300 N400Scientific Question, Physical Principles and Experimental Designs 


Thumbnail

12:01:00 - 14:42:00

EEG NIRS Experimental DesignNIRS fNIRS BCIScientific Question, Physical Principles and Experimental DesignsEEG-fMRI EEG-MicroStates EEG ERP BCI FFT P300 N400Scientific Question, Physical Principles and Experimental Designs 


Thumbnail

14:42:00 - 18:10:00

List of CompetencesExecutiva (Ing - Pensar, Fazer, Aprender, Lembrar, Comer, etc..)Jurídica (Avaliação do certo e errado pessoal e comunitário)Legislativa (Pensamento Abstrato, conhecimento de Línguas estrangeiras)Democrática (Dividir, compartilhar, ceder, receber, avançar...)Laica (Desenvolver a própria Subjetividade religiosa e saber sentir as outras)Sentiência (Conhecer e gerenciar sentimentos e emoções pessoais e projetados)De Direito (Fatos, Fakes e Confiança)Humankind (Ser humano é bom por natureza dentro das competências e necessidades básicas supridas)Fruición (na Autogestão - Fluir em todas as atividades 100% )Wellbeing (Busca do bem estar dentro das tensões corporais necessárias)Metacognition (Innocence, ingenuidade, controle atencional)Tempo e Dinheiro (Valor da crença, percepção, afazeres e tempo de atenção dedicado)Consciência (Ativa, Reativa e Passiva - Objetiva e Subjetiva)


Thumbnail

18:10:00 - 23:59:00

List of CompetencesExecutiva (Ing - Pensar, Fazer, Aprender, Lembrar, Comer, etc..)Jurídica (Avaliação do certo e errado pessoal e comunitário)Legislativa (Pensamento Abstrato, conhecimento de Línguas estrangeiras)Democrática (Dividir, compartilhar, ceder, receber, avançar...)Laica (Desenvolver a própria Subjetividade religiosa e saber sentir as outras)Sentiência (Conhecer e gerenciar sentimentos e emoções pessoais e projetados)De Direito (Fatos, Fakes e Confiança)Humankind (Ser humano é bom por natureza dentro das competências e necessidades básicas supridas)Fruición (na Autogestão - Fluir em todas as atividades 100% )Wellbeing (Busca do bem estar dentro das tensões corporais necessárias)Metacognition (Innocence, ingenuidade, controle atencional)Tempo e Dinheiro (Valor da crença, percepção, afazeres e tempo de atenção dedicado)Consciência (Ativa, Reativa e Passiva - Objetiva e Subjetiva)



Jackson Cionek










AREAS OF INTEREST