Blog

Uma breve introdução ao EEG e aos tipos de eletrodos



Uma breve introdução ao EEG e aos tipos de eletrodos

A eletroencefalografia (EEG) é um método conhecido mundialmente para registrar a atividade cerebral. Essa medida neurofisiológica pode ser adquirida por eletrodos não invasivos do couro cabeludo. A medida é a soma dos potenciais neurônios pós-sinápticos em uma grande área (1 a 6 cm2) do córtex. O EEG também possui alta resolução temporal quando comparado a técnicas como fMRI ou PET. Pode atingir a precisão de milissegundos e o método pode ser usado para estudar a atividade cerebral espontânea (quando não há movimento ou tarefa específica) e a atividade cerebral relacionada à tarefa (como potenciais evocados, que ocorrem após uma tarefa ou estímulo).

Neste blog, você pode verificar se há hardware EEG diferente para gravar dados.

Neste post, explicaremos sobre diferentes tipos de eletrodos de EEG: passivo, ativo, seco e esponja (R-NET).




Eletrodos Passivos



Os eletrodos passivos geralmente são feitos de prata/cloreto de prata (Ag-AgCl) e muitos sistemas geralmente usam eletrodos que são conectados a um fio individual. Esses eletrodos são aplicados ao couro cabeludo usando um gel ou pasta condutora, geralmente após a preparação da área do couro cabeludo por abrasão leve para reduzir a impedância do eletrodo-couro cabeludo.



Electrodos ativos
electrodo activo
electrodo activo

Em comparação com os eletrodos passivos convencionais, o sistema de eletrodo ativo actiCAP permite reduzir substancialmente o tempo necessário para preparar os sujeitos do teste até o início da gravação do EEG, em particular no caso de aquisição com um grande número de canais (32 canais ou Mais).

Os Os eletrodos são feitosdem Ag / AgCl e são perfeitamente adequados para aquisição de corrente contínua. Os circuitos "ativos" integrados aos eletrodos (conversores de impedância) permitem gravações com altas resistências de transição (até 500 kOhm) e minimizam o ruído ambiente, interferências devido a efeitos elétricos e artefatos devido ao movimento do cabo, graças à blindagem ativa integrada.

Essa tecnologia melhora significativamente a relação sinal/ruído, mesmo sem a minimização da impedância abrasiva e limpeza adicional da pele com álcool ou produtos de limpeza. Os diferentes LEDs coloridos integrados no compartimento do eletrodo indicam a qualidade da resistência atual à transição do eletrodo. Os valores limite (vermelho, amarelo, verde) e funções adicionais podem ser programados usando o software de controle actiCAP fornecido e exibidos na tela do computador.



Electrodos secos Dry electrodes
Electrodos secos Dry electrodes
Para registrar o EEG em uma ampla faixa de frequência e coletar dados de alta qualidade, os eletrodos de gel são considerados o padrão-ouro. No entanto, a preparação dos eletrodos geralmente é um procedimento demorado ao realizar medições de EEG. Uma desvantagem desagradável para muitos sujeitos do teste é o fato de o gel permanecer no cabelo e ter que ser lavado após a medição.

Os eletrodos secos e a tampa do actiCAP Xpress e do actiCAP Xpress Twist foram adaptados para facilitar a aplicação e o contato ideal entre o eletrodo e o couro cabeludo, a fim de remover a necessidade de gel no eletrodo. Com a tampa flexível e os eletrodos em forma de cogumelo, é fácil estabelecer bons contatos com o eletrodo. A característica excepcional, no entanto, é o comprimento ajustável do eletrodo, que permite adaptar a tampa a qualquer geometria da cabeça - mesmo enquanto um sujeito de teste está usando a tampa.

O conforto do usuário e do sujeito do teste foi o foco do desenvolvimento. Na prática, o tempo de preparação é significativamente reduzido, pois não é necessário tratar o couro cabeludo com gel abrasivo, por exemplo. Além disso, o tempo gasto na limpeza é mais curto, pois não resta gel nos cabelos, na pele ou nos eletrodos após a medição.




Eletrodos baseados em esponja R-NET
Eletrodos baseados em esponja R-NET

O sistema de eletrodos R-Net consiste em esponjas e eletrodos passivos de Ag / AgCl que são mantidos no lugar com uma rede durável e flexível. Devido à aplicação sem gel, permite uma preparação rápida e alta flexibilidade de gravação, o que é vantajoso, por exemplo. em situações de gravação de EEG com restrição de tempo. Fornecendo uma solução otimizada para tais aplicações, o novo R-Net complementa nossos outros sistemas de eletrodos ativos e passivos, baseados em gel e secos.

O sistema de eletrodos R-Net está disponível nas configurações de 32, 64, 96 e 128 canais (número máximo, dependendo do amplificador usado) e em três tamanhos adultos diferentes (pequeno, médio, grande). Pode ser usado em combinação com os seguintes modelos de amplificadores de EEG da Brain Products GmbH: LiveAmp e BrainAmp.


Referências:

  [Postage] Brain Products / EEG [acessado em 11 de setembro de 2018].

  [PDF] Um novo eletrodo ativo seco para gravação de EEG. [acessado em 11/09/2018].

  Como selecionar uma tampa de gravação de EEG adequada (inglês) [Brain Products Manual].

  Instruções de operação do ActiCAP (inglês) [Brain Products Manual].

  Instruções operacionais do ActiCAP Xpress Twist (inglês) [Manual de produtos cerebrais].

  Instruções de operação da R-Net (inglês) [Brain Products Manual].


Você pode encontrar outros blogs sobre EEG clicando aqui

Como selecionar seu eletrodo clicando aqui

E como selecionar as tampas dos eletrodos aqui



César Noronha

#eeg-erp-bci #eeg-fmri #eeg-nirs-combined #eeg-latam #tms-eeg #eeg-nirs-eyetracking #nirs-bci-neurofeedback #mobile-eeg #eeg-electrode-caps #eeg-active-electrodes








AREAS OF INTEREST