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A Música como Corpo que Pensa

A Música como Corpo que Pensa?

 

Tema: Estados Corporificados de Consciência Musical

 Velhos Livros com Velhas Verdades
Velhos Livros com Velhas Verdades

Base: Trabalhos apresentados no ICMPC18 + Literatura científica em música e cognição



Música como Micro Eu Ativado



Quando ouvimos ou produzimos música, ativamos um Eu temporário — sensível, rítmico, emocional e interativo. Em nossos termos, trata-se de um Micro Eu: uma configuração efêmera de corpo, emoção e atenção guiada.



Esse Micro Eu é:



* ativado por padrões rítmicos e harmônicos,

 

* sustentado por circuitos de recompensa (Zatorre, 2001),

 

* capaz de canalizar tensões internas não resolvidas, ou seja, Anergias.



A música, portanto, não é apenas entretenimento. É uma tecnologia sensório-motora capaz de reorganizar fluxos emocionais, motores e cognitivos, funcionando como uma ponte entre os Eus tensionais estáveis e o presente vivido com fluidez.



Estados Corporificados e Mente Damasiana



Na Mente Damasiana, a cognição nasce da interação entre interocepção e propriocepção. A música, especialmente quando envolve movimento corporal (dança, percussão, canto), estimula diretamente essas redes, promovendo:



* regulação autonômica,

 

* integração emocional,

 

* senso de presença corporal.



No ICMPC18, estudos com EEG, fNIRS e GSR mostraram que:



a música sincroniza corpos, emoções e cérebros, criando estados de percepção ampliada e coesão social.



Esses estados envolvem:



* Redes de modo padrão (Default Mode Network), responsáveis pela autoimagem narrativa,

 

* Córtex auditivo,

 

* Córtex motor suplementar,

 

* Ínsula (interocepção),

 

* Área pré-frontal dorsolateral (regulação metacognitiva).



Música como Fluxo Metabólico para Anergias



Durante o dia, acumulamos Anergias — tensões contraditórias não metabolizadas, criadas por conflitos emocionais, cobranças sociais e loops de consciência ativada. A música, ao agir como corpo simbólico em movimento, permite que o cérebro:



* reorganize os circuitos afetivos,

 

* metabolize emoções desarmônicas,

 

* crie fluxo de fruição com base na reorganização dos Eus.



> O artista, nesse contexto, é um canal de fluxo simbólico-metabólico coletivo. Ele processa o que está retido nos corpos da sociedade.



Pausas, Ressonância e Pertencimento



A música atua como sistema de ressonância bioemocional. Quando bem estruturada, inclui pausas, resoluções harmônicas e tensões melódicas que refletem os ciclos afetivos humanos.



> As pausas são tão importantes quanto os sons.

 

> Elas criam espaço para que o corpo metabolize, o Eu dissolva e a atenção seja restaurada.



Esse efeito é amplificado em contextos sociais: concertos, rituais, danças comunitárias — todos promovem o que chamamos de Quorum Sensing Humano (QSH), ou seja, o pertencimento por sintonia rítmica e afetiva.



Fruição com Metacognição: Ouvir para Existir



Quando ouvimos música de forma consciente, sem distrações, com o corpo presente, ativamos estados de fruição com metacognição.

 

Esses estados são:

 

* desautomatizadores do Eu,

 

* restauradores da atenção difusa,

 

* ampliadores do Apus (propriocepção estendida).



> É nesse estado que o “eu” deixa de ser uma função de desempenho e se torna uma expressão de estar-vivo.



Referências Científicas



* Zatorre, R. J., et al. (2001). *Neural mechanisms involved in the processing of musical emotion*. *Proceedings of the National Academy of Sciences*, 98(20), 11818–11823.

 

* Koelsch, S. (2014). *Brain correlates of music-evoked emotions*. *Nature Reviews Neuroscience*, 15(3), 170–180.

 

* Juslin, P. N., & Västfjäll, D. (2008). *Emotional responses to music: The need to consider underlying mechanisms*. *Behavioral and Brain Sciences*, 31(5), 559–621.

 

* Malloch, S., & Trevarthen, C. (2009). *Musicality: Communicating the vitality and sensitivity of life*. *Annals of the New York Academy of Sciences*, 1169(1), 431–436.

 

* Huron, D. (2006). *Sweet Anticipation: Music and the Psychology of Expectation*. MIT Press.

 

* Altenmüller, E., & Schlaug, G. (2015). *Music, brain, and health: The role of music in neurological rehabilitation*. *Annals of the New York Academy of Sciences*, 1337(1), 140–148.

 

* Trabalhos apresentados no ICMPC18, São Paulo, 2025.



Conclusão: A Música é um Território Cognitivo Vivo



A música, em nossos termos, é um corpo que pensa por ressonância.

 

Ela permite dissolver o Eu que sofre, reorganizar os sentimentos como metabolismo e restaurar o pertencimento simbólico real.

 

> Por isso dizemos: a música é o som da consciência metabolizando a vida.

 

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Jackson Cionek










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