Blog

DESENVOLVIMENTO NEURAL DAS CRIANÇAS E LEITURA


Assim como qualquer outro aprendizado, aprender a ler é algo que se inicia ainda no útero, quando as primeiras conexões neurais são formadas a partir dos sentidos que o feto já apresenta.

Uma maneira simples de ilustrar tal situação, é imaginarmos que os sentidos do feto, do bebê e da criança pequena se configuram como portas por onde novas informações irão entrar para formar conexões neurais. 


https://minhamaeehhardcore.com/entender-sobre-ciencia-do-desenvolvimento-inicial-do-cerebro-pode-mudar-o-mundo

Em seu livro “A casa imaginária”, Yolanda Reyes faz referência ao conceito de arquitetura cerebral, para tentar explicar como acontece a aprendizagem nos primeiros anos de vida. O cérebro se desenvolve através de uma complexa interação entre o capital genético e as experiências propiciadas ao infante, e a qualidade dos estímulos é decisiva no desenvolvimento de suas capacidades presentes e futuras.

O contínuo processo iniciado antes do nascimento e no qual ocorre uma intrincada série de fatores psíquicos e ambientais que se interagem e se modificam de maneira dinâmica vai construindo a arquitetura cerebral e determina grande parte das possibilidades de aprendizagem das crianças, muito antes da entrada na educação tida como formal ou institucional.

É possível traçarmos um panorama de como as letras e o afeto se fundem na perspectiva do desenvolvimento infantil. Apresentar estímulos de formas variadas da leitura e avaliar como leituras precoces podem impulsionar comportamentos leitores por motivaCão social, enquanto monitora a atividade elétrica do cérebro utilizando o EEG


Reading
neurodevelopment

Um mundo de leitores é possível e realizável, desde que haja um esforço conjunto para a compreensão de que a leitura é precedente à decodificação pura e simples e de que a infância possui uma poética inerente, capaz de impulsionar comportamentos leitores mesmo quando a realidade parecer intragável.


Ref

REYES, Yolanda. A casa Imaginária, 2010. Ed. Global.

https://institutogirassolba.com.br/site/

 







Autor: mab@brainsupport.co
#eeg-fmri #eeg-latam #language-processing #physiology-and-behavior #translational-neuroscience #human-competence #sentience-consciousness








AREAS OF INTEREST