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Você sabia que aproximadamente 5 bilhões de emojis são enviados diariamente no Facebook? Pois é, os emojis e stickers já fazem parte da comunicação social há um tempo, mas uma novidade é que estes recursos podem ser utilizados em estudos de neurociência, comportamento, atenção e memória.


Um estudo realizado por um grupo de chineses da Universidade de Hubei buscou relacionar o estado emocional de indivíduos com estímulos visuais aplicados na forma de emojis/stickers. Assim, eles conseguiriam entender se um input sensorial por foto ou sticker poderia atrair mais a atenção das pessoas. Por isso, os cientistas utilizaram um banco de dados de expressões faciais, stickers e emoji.


Todo esse material advindo do banco de dados foi previamente classificado em estímulos positivos (representavam alegria e felicidade) e negativos(representavam tristeza, medo e ansiedade) em outros estudos do mesmo grupo para garantir a eficácia da sensação.


Além disso,  foi utilizado o eletroencefalograma por meio de uma técnica de ERP ou potenciais relacionados a eventos, para identificar o comportamento neural no encéfalo sob os estímulos visuais dos participantes.


Foi solicitado que os 22 voluntários do estudo ficassem sentados em frente a uma tela enquanto apareciam duas imagens ou dois emojis, um de cada vez. Se as imagens expressassem o mesmo sentimento, o voluntário deveria clicar no botão esquerdo do mouse, caso contrário, o botão direito. A ação de clicar deveria ser feita de maneira mais rápida possível. 


Ao cruzar os dados de acertos e erros das expressões/emojis com o tempo de resposta dos voluntários e os gráficos de ERP, os pesquisadores perceberam que os voluntários acertaram mais as expressões de felicidade, porém demoraram menos tempo para responder quando expostos à estímulos de tristeza. Além disso, os dados do ERP apontaram para um pico no componente P200 ao experienciar estímulos de tristeza também, o que leva a crer que estes tipos de estímulos conseguem chamar mais a atenção do que os demais


Dessa maneira, os pesquisadores chineses conseguiram inferir que os emojis tomados como negativos, despertam mais a atenção das pessoas do que os positivos. Esta informação pode beneficiar muitas áreas, principalmente as que estão relacionadas com redes sociais e neuromarketing


Referências

5 Billion Emojis Sent Daily on Messenger. Emojipedia, 2017. Disponível em: <https://blog.emojipedia.org/5-billion-emojis-sent-daily-on-messenger/>


LI, Yueying et al. The Modulation of Spatial Working Memory by Emotional Stickers and Facial Expressions. Frontiers in Psychology, v. 10, 2020.


WEIß, Martin; MUSSEL, Patrick; HEWIG, Johannes. The value of a real face: Differences between affective faces and emojis in neural processing and their social influence on decision-making. Social neuroscience, p. 1-14, 2019.

 


João Paulo Bezerra Fernandes

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