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Você já parou para pensar que os seus comportamentos nas redes sociais podem dizer bastante sobre você e suas perspectivas? E se você soubesse que o padrão de suas atividades nas redes sociais podem contribuir para a previsão de preferências de grupos, você acreditaria?

Estas perguntas e assuntos relacionadas à tomada de decisão, comportamento diante de uma situação e sistemas de risco-recompensa são objeto de estudo de uma área denominada Neuroeconomia


No 17º Encontro anual da Sociedade de Neuroeconomia, um trabalho buscou analisar o comportamento das pessoas no Instagram e relacioná-lo com a previsão de um comportamento de grupo. Intitulado “Previsão do impacto das imagens da natureza nas mídias sociais com dados neurais”, o estudo foi realizado na Universidade de Sandford e apontou para novidades na área da neuroeconomia. 


De acordo com o resumo publicado, os pesquisadores contaram com a participação de 37 voluntários usuários do Instagram e, utilizando fMRI, tentaram entender os mecanismos neurais que faziam com que os voluntários se envolvessem com as fotos que eram postadas pelo perfil da National Geographic. Posteriormente, avaliaram se esses mecanismos influenciavam o engajamento do perfil diante de outros usuários.

EEG-fMRI CAP


EEG-fMRI EEG CAP MR

Os resultados do fMRI indicaram aumento na atividade dos nucleus accumbens e diminuição da atividade na ínsula anterior quando os usuários curtiam as imagens, enquanto que ao realizar doações só foram encontradas atividades na região do Nucleus Accumbens. Além disso, foi percebido que esse padrão também se repetia com os outros usuários, apontando para uma influência indireta do comportamento.


Sendo assim, este estudo trouxe uma novidade na área da neuroeconomia, deixando uma evidência de que as atividades neurofisiológicas do nosso cérebro podem ser utilizada para prever comportamentos, como a predição de “likes” no Instagram.







Referências


SAWE, Nik; THYS, Tierney; MACNIVEN, Kelly; Knutson, Brian. Society for NeuroEconomicos - 17th Annual Meeting. Forecasting the social media impact of nature imagery with neural data, p. 4, 2019. 


WINECOFF, Amy A.; HUETTEL, Scott A. Neuroeconomics. The Wiley Handbook of Cognitive Control, p. 408, 2017.

 


João Paulo Bezerra Fernandes

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