Tipos de Efeito Priming
01/12/2023 at 04:12:02
Author: Beatriz Frota
01/12/2023 at 04:12:02
Author: Beatriz Frota
Direto: seria uma exposição direta ao objeto ou conceito que se pretende utilizar na pré-ativação (priming). Por exemplo, se o objetivo é obter o efeito priming relacionado ao conceito de “criatividade”, ou a determinada marca, a palavra ou o logotipo serão apresentados diretamente aos participantes;
Indireto: ocorre quando são expostos a um objeto que é cognitivamente ligado com o “alvo”. Assim, mesmo que um conceito não seja explícito, pode-se manipular o efeito priming indiretamente no processo associativo. Por exemplo, mostra-se um produto ou marca, e um concorrente direto (conhecido) é associado, principalmente se o produto/marca mostrado não for o líder de mercado;
Conceitual: ligado à memória semântica e à fluência conceitual. Ativa-se representações mentais de acordo com os significados e interpretações conceituais pré-existentes na memória. Pode ser por exposição direta ao conceito, ou de forma indireta, através da associação cognitiva. A exemplo: mostrar a palavra “criatividade” pode gerar um efeito priming, ao passo que expor um indivíduo à marca da Apple, pode também pré-ativar o conceito de “criatividade”;
Perceptual: funciona de acordo com a fluência perceptual, quanto a maneira que percebem, identificam e interpretam as formas físicas, tamanhos e distâncias. Também está ligada a Construal level theory (CLT), onde a distância psicológica afeta os pensamentos e comportamentos das pessoas. Por exemplo, um exercício com plano cartesiano onde marca pontos próximos (ou distantes), pode modificar o nível de construção mental, tornando-o mais concreto (ou abstrato), e modificando seus julgamentos e comportamentos posteriores;
Repetição: quando um estímulo já é conhecido, a associação realizada é mais rápida pela acessibilidade crônica. Desta forma, um estímulo poderia agir como seu próprio prime através da repetição, como ocorre com marcas conhecidas;
Afetivo: Seria a relação avaliativa, positiva ou negativa, a respeito de um primeiro estímulo que, inconscientemente, afetaria também o julgamento do segundo estímulo. Um exemplo é a exposição a imagens de objetos e seus respectivos nomes (valência positiva), que pode gerar uma reação mais favorável a um próximo estímulo, ou então imagens com os nomes trocados (ex.: um desenho de elefante e escrito “cachorro” – valência negativa), que pode acarretar em uma reação menos favorável a um estímulo subsequente;
Motivacional (goal priming): ocorre pela combinação do estímulo com as experiências e memórias do indivíduo. No entanto, ao invés de ativar uma representação mental ligada a conceitos e comportamentos, ela ativa representações ligadas a motivações intrínsecas. Por exemplo, a palavra “bacon” pode ativar um processo favorável a consumir o bacon; ou relacioná-la a “engordar” pode ativar a representação motivacional de “comer menos”;
Textual: com palavras escritas, seja supraliminar ou subliminar. É mais objetivo, apesar da variação de participante para participante, com conceitos ou termos associados, podendo ser homófona (interpretação pela fonética). Um exemplo seria o uso da palavra “concerto”, que pode levar, sem intenção, a representações mentais relacionadas a “conserto”;
Social: onde pessoas e representações sociais também são utilizadas como primes, que assim como nos outros tipos de pré-ativação, possui riscos quanto a percepção. Uma figura que lembra um líder governamental, por exemplo, pode incorrer em representações mentais ligadas a inúmeros conceitos, variando de acordo com o público e o contexto, e afetando a forma como um segundo estímulo será processado;
Através de outros sentidos: além da visão, os demais sentidos também podem servir de entrada para estímulos e gerar efeito priming. A ex. do olfato, que pode criar associações mentais e pré-ativação;
Contextual: certos eventos e pessoas ativam automaticamente nossas representações sobre eles, assim, todas as informações internas que possuímos sobre tais representações, e que sejam relevantes para nós, são resgatadas pela exposição ao contexto. Visto que a maioria dos experimentos com uso de pré-ativação são realizados em ambientes controlados, é importante que se compreenda como que diversos estímulos trabalham concomitantemente na mente dos indivíduos.