A influência das cores no comportamento
30/11/2023 at 06:11:27
Author: Livia Nascimento Rabelo
30/11/2023 at 06:11:27
Author: Livia Nascimento Rabelo
Segundo o alemão Johann Wolfgang Von Goethe, que foi o grande criador da teoria das cores, a percepção de tons pode acontecer de forma individual, ou seja, ser diferente para cada pessoa, porém, a sensação que essas cores provocam é sempre a mesma para todas as pessoas. Dessa forma, a psicologia das cores é um estudo extenso e complexo sobre os efeitos de cada tonalidade no cérebro humano. Vale destacar que as células que são sensíveis a diferentes comprimentos de onda da luz são chamadas de cones, estes, são capazes de fazer o reconhecimento de cores no cérebro humano.
Você nunca parou para pensar que Lugares mais tranquilos, como spas, por exemplo, usam cores mais calmas ou serenas, enquanto lugares mais agitados como casas de festa, utilizam cores mais quentes ou “pesadas”? Vamos então conhecer um pouco sobre o que cada cor pode provocar em nós. Abaixo segue o resumo de algumas tonalidades:
Pensando nisso, muitas empresas criam o marketing das suas campanhas se baseando nessa teoria. Dessa forma, o uso das cores no design da propaganda, além de seu caráter funcional (deixar mais acessível para o leitor) também busca despertar sentimentos nos seus clientes. Como por exemplo, a rede de restaurantes McDonald’s e a Coca-Cola são empresas que adotam o vermelho em suas identidades visuais. O vermelho traz a ideia de dinamismo, intensidade, desejo, sede e fome, e essas sensações provocadas pelas cores influenciam no aumento do consumo dos seus produtos. Fantástico não é mesmo?
De forma inversa, empresas como Facebook, Dell, e IBM utilizam a tonalidade azul em suas propagandas. O azul transmite paz, tranquilidade e confiança. Essas empresas, por fazerem parte do ramo tecnológico, buscam transmitir segurança a seus clientes. Dessa forma, elas também conseguem influenciar o comportamento de compra do consumidor fazendo a escolha de cores certas para estimular as emoções desejadas nos seus clientes.
E isso é feito o tempo todo sem que ninguém perceba de forma consciente. Como por exemplo, faz-se o uso das cores desejadas até mesmo em seriados de televisão. Uma série bastante conhecida e uma das mais bem avaliadas da história foi “Breaking bad”. Essa série, fez o uso da psicologia das cores com quase todo seu elenco.
Durante toda 1° temporada e início da segunda Walter White utilizou a cor verde. Essa cor representa a ganância, esperança e revelação, isso se encaixa muito bem com a mensagem transmitida pelo personagem. Além de Walter, Saul Goodman, também usou bastante o verde, representando sua vontade de ganhar dinheiro em seu negócio de advocacia.
O azul é utilizado por Skyler (esposa de Walter), até o final da segunda temporada, essa cor representa lealdade e confiança. Essas caracterististicas tinham muita relação com a personagem, que permaneceu quase todo seriado dedicada a sua família. Já o vermelho foi utilizado por Jesse Pinkam, essa cor representa violência, amor, intensidade, que são os sentimentos que transitavam bastante nesse personagem.
Dessa forma, conseguimos perceber como as cores processadas no cérebro influenciam sensações e comportamentos. Falando nisso, você sabia que estudos feitos com EEG conseguem ligar informações neuronais de cor e movimento? A propósito, nos temos esse produto em nossa plataforma. Clique aqui e confira.
Referências
CASAS, Maria Carina; CHINOPEREKWEYI, Justine. Color Psychology and Its Influence on Consumer Buying Behavior: A Case of Apparel Products. Saudi Journal of Business and Management Studies, v. 4, n. 5, 2019.
KHABIRI, E. et al. Cognitive color palette creation using client message and color psychology. IBM Journal of Research and Development, v. 63, n. 1, p. 4: 1-4: 10, 2019.
SANDHAEGER, Florian et al. Monkey EEG links neuronal color and motion information across species and scales. eLife, v. 8, 2019.
SQUADRA. Como funciona a psicologia das cores? Disponível em: https://www.scuadra.com.br/blog/como-funciona-a-psicologia-das-cores/. Acesso em: 28 de Maio de 2018.